Política

Justiça ordena remoção de postagem de Nikolas Ferreira sobre PT e tráfico

Decisão liminar obriga rede social X a retirar publicação que associa o PT ao tráfico de drogas após operação policial no Rio; deputado terá 15 dias para defesa.

04/11/2025 às 07:01 por Redação Plox

Uma decisão liminar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) determinou que a rede social X remova, em até 48 horas, uma publicação feita pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL). No conteúdo divulgado, o parlamentar associa a sigla PT (Partido dos Trabalhadores) ao tráfico de drogas ao afirmar que seria "Partido dos Traficantes".

Deputado Nikolas Ferreira, do PL de Minas Gerais

Deputado Nikolas Ferreira, do PL de Minas Gerais

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados


Operação policial e repercussão online

A postagem foi feita na última sexta-feira, em meio à grande circulação nas redes sociais de informações relacionadas a uma megaoperação policial ocorrida nas comunidades da Penha e do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Realizada na terça-feira da mesma semana, a ação foi marcada pela letalidade, resultando em 121 mortos, incluindo quatro policiais, e se tornando a mais violenta da história do país.

Entendimento judicial sobre o caso

De acordo com a liminar do TJDFT, o juiz responsável entendeu que o PT tem o direito de exigir a remoção do conteúdo considerado lesivo. A decisão estabelece que, caso a rede social X descumpra a ordem, poderá responder civilmente pelos danos relacionados à publicação.

Imunidade parlamentar e limites

Em sua defesa, Nikolas Ferreira argumentou que a imunidade parlamentar autorizaria a divulgação do conteúdo, já que se trata de manifestação pública de um deputado federal. No entanto, o magistrado rebateu a alegação ao considerar que a prerrogativa parlamentar não se aplica quando as manifestações excedem o campo da atividade legislativa, especialmente em casos de divulgação de notícias falsas e discurso de ódio.

Prazos e possíveis consequências

Pela decisão liminar, Nikolas Ferreira será notificado a apresentar sua defesa em até 15 dias. O caso segue em tramitação, com possibilidade de responsabilização civil da rede social, caso a determinação não seja cumprida.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a