Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Justiça ordena remoção de postagem de Nikolas Ferreira sobre PT e tráfico
Decisão liminar obriga rede social X a retirar publicação que associa o PT ao tráfico de drogas após operação policial no Rio; deputado terá 15 dias para defesa.
04/11/2025 às 07:01por Redação Plox
04/11/2025 às 07:01
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Uma decisão liminar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) determinou que a rede social X remova, em até 48 horas, uma publicação feita pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL). No conteúdo divulgado, o parlamentar associa a sigla PT (Partido dos Trabalhadores) ao tráfico de drogas ao afirmar que seria "Partido dos Traficantes".
Deputado Nikolas Ferreira, do PL de Minas Gerais
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Operação policial e repercussão online
A postagem foi feita na última sexta-feira, em meio à grande circulação nas redes sociais de informações relacionadas a uma megaoperação policial ocorrida nas comunidades da Penha e do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Realizada na terça-feira da mesma semana, a ação foi marcada pela letalidade, resultando em 121 mortos, incluindo quatro policiais, e se tornando a mais violenta da história do país.
Entendimento judicial sobre o caso
De acordo com a liminar do TJDFT, o juiz responsável entendeu que o PT tem o direito de exigir a remoção do conteúdo considerado lesivo. A decisão estabelece que, caso a rede social X descumpra a ordem, poderá responder civilmente pelos danos relacionados à publicação.
Imunidade parlamentar e limites
Em sua defesa, Nikolas Ferreira argumentou que a imunidade parlamentar autorizaria a divulgação do conteúdo, já que se trata de manifestação pública de um deputado federal. No entanto, o magistrado rebateu a alegação ao considerar que a prerrogativa parlamentar não se aplica quando as manifestações excedem o campo da atividade legislativa, especialmente em casos de divulgação de notícias falsas e discurso de ódio.
Prazos e possíveis consequências
Pela decisão liminar, Nikolas Ferreira será notificado a apresentar sua defesa em até 15 dias. O caso segue em tramitação, com possibilidade de responsabilização civil da rede social, caso a determinação não seja cumprida.
Imagens atribuídas ao Comando Vermelho sugerem o uso de répteis para ocultação de cadáveres após megaoperação policial. Autoridades investigam ligação entre traficantes e animais.
Imagens atribuídas ao Comando Vermelho sugerem o uso de répteis para ocultação de cadáveres após megaoperação policial. Autoridades investigam ligação entre traficantes e animais.