Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Ministro descarta risco de apagão no país por crise hídrica

Setor elétrico trabalhou para superar problema, diz Bento Albuquerque

04/12/2021 às 14:06 por Redação Plox

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, descartou qualquer risco de desabastecimento elétrico ou de apagão no país, por conta da crise hídrica dos reservatórios. Segundo o ministro, tirando causas meteorológicas externas, não haverá racionamento por falta de energia.

“Não há hipótese alguma de racionamento ou apagão por falta de energia. Pode ser por conta de um raio, de uma tempestade, mas não por falta de energia. É isto que nós estamos trabalhando, há mais de ano, para garantir aos consumidores brasileiros”, afirmou o ministro, durante a inauguração do novo laboratório do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) da Eletrobras, em Nova Iguaçu (RJ).

Foto: Agência Senado

 

Bento Albuquerque disse que o país atravessa a pior crise hídrica dos últimos 90 anos, com falta de chuvas sobre os principais reservatórios, mas ressaltou que o setor elétrico soube trabalhar para superar o problema: “Não há risco de desabastecimento de energia de forma alguma, mas eu entendo que o uso racional da energia tem que fazer parte da nossa educação e da nossa cultura.”

Usina nuclear

Em entrevista aos jornalistas após a inauguração do laboratório, o ministro também falou sobre a possibilidade de construção de uma quarta usina nuclear no país, que hoje tem Angra 1 e 2 e está em vias de concluir Angra 3.

Ele não definiu onde seria construída a próxima usina, podendo ser na Região Sudeste ou mesmo no Nordeste, mas frisou que ela será de uma nova geração, menor, mais eficiente e mais segura que as atuais.

Segundo Albuquerque, o estudo sobre o assunto deverá estar pronto para ser apresentado no Plano Decenal, no início de 2022.

Carros elétricos

Bento Albuquerque falou também sobre a tendência de eletrificação da frota de veículos, que está sendo acelerada em vários países, principalmente os europeus, pelas montadoras, que pretendem fabricar basicamente carros elétricos entre 2025 e 2030.

Porém, o ministro destacou que países de grandes extensões podem adotar modelos híbridos de motorização. “A eletrificação faz parte da realidade de cada país. Um determinado país pode dizer que terá toda sua frota elétrica. Em um país continental, como Brasil, Índia, China ou Estados Unidos, a eletrificação não ocorre em anos. Ela poderá ocorrer em décadas. O Brasil é privilegiado pela abundância de fontes energéticas renováveis e limpas. Temos o maior programa de bioenergia do mundo, que é baseado em biocombustíveis, e eles serão fundamentais”, disse.

Laboratório

O novo centro de pesquisas do Cepel, chamado Laboratório de Smart Grids, é um dos primeiros do gênero no país e recebeu investimentos da ordem de R$ 20 milhões, provenientes da Eletrobras, Petrobras e do Projeto META (MME e Banco Mundial).

O laboratório, localizado na Unidade Adrianópolis, em Nova Iguaçu, permitirá inúmeras opções de pesquisa e prestação de serviços, trazendo benefícios concretos às empresas do setor de energia e contribuindo para o avanço tecnológico do Brasil, dentro do atual contexto de transição energética. Garantirá experiências práticas, antes realizadas apenas em modelos teóricos, e maior confiabilidade para o sistema elétrico nacional, disse o diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro.

“Vai ajudar na avaliação do comportamento dos novos elementos que surgem na rede, em função da geração distribuída, do armazenamento distribuído de energia. Este laboratório vai permitir isso. Tem a capacidade de analisar elementos com uma potência mais alta. Painéis fotovoltaicos, um inversor com potência alta, este laboratório é capaz de fazer o ensaio, de avaliar a performance desses equipamentos”, explicou o diretor do Cepel.

Compartilhar a notícia

Veja também
bolsonaro-reunião.jpg
ECONOMIA

Auxílio Emergencial: Bolsonaro confirma extensão; saiba o valor das parcelas

O Governo optou por mais duas parcelas de R$ 600, para não precisar enviar uma nova proposta ao Congresso, e correr o risco de ser barrada.

mega-sena-acumulada1.jpg
ECONOMIA

Mega-Sena acumula mais uma vez

ECONOMIA

Shopping Vale do Aço anuncia novas operações e amplia mix de serviços

Com essa ampliação, o shopping busca se consolidar não apenas como um destino de compras e lazer, mas também como um centro de serviços essenciais

IPTU Premiado de Coronel Fabriciano sorteará carro 0 km e outros prêmios na próxima sexta
ECONOMIA

IPTU Premiado de Coronel Fabriciano sorteará carro 0 km e outros prêmios na próxima sexta

Sorteio será na Praça da Estação com show sertanejo e praça de alimentação; contribuintes devem retirar cupons até quinta

para você
Sine anuncia mais de 300 vagas de emprego no Vale do Aço
EMPREGO

Sine anuncia mais de 300 vagas de emprego no Vale do Aço

Maioria das oportunidades está em Timóteo, com destaque para setores de comércio, transporte e serviços

Tiroteio em Timóteo deixa um jovem morto e feridos
POLíCIA

Tiroteio em Timóteo deixa um jovem morto e feridos

Encapuzados invadiram uma casa no bairro Novo Tempo e atiraram contra os ocupantes; dois adultos foram atingidos e uma criança escapou ilesa

GERAL

Vídeo: fogo atinge carreta-baú na BR-381 e assusta motoristas

Motorista escapou ileso após incêndio atingir o reboque do veículo na manhã desta quarta-feira (19)

Identificado homem encontrado morto em imóvel abandonado em Ipatinga
POLíCIA

Identificado homem encontrado morto em imóvel abandonado em Ipatinga

Corpo foi achado no domingo em estrutura em demolição e laudo confirmou morte natural; vítima estava em situação de rua