Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Desempenho em matemática coloca Brasil entre os últimos em ranking internacional

Avaliação internacional aponta que 51% dos alunos brasileiros do 4º ano não atingem conhecimentos básicos

04/12/2024 às 13:07 por Redação Plox

Mais da metade dos estudantes brasileiros do 4º ano (51%) não alcança o nível mínimo de conhecimento em matemática, de acordo com o Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS). Aplicada em 2023, a avaliação revelou que o Brasil supera apenas três dos 64 países e regiões avaliados: Marrocos, Kuwait e África do Sul.

Foto: Agência Brasil/Reprodução

A média brasileira foi de 400 pontos, exatamente o limite estabelecido pela IEA (Associação Internacional para Avaliação do Desempenho Educacional) como o mínimo esperado. Ainda assim, apenas 49% dos estudantes atingiram essa marca, enquanto em países como Singapura, Taiwan e Coreia do Sul, 97% dos alunos ultrapassaram esse patamar.

Habilidades básicas negligenciadas
Segundo o TIMSS, crianças que não alcançam o nível mínimo de conhecimento não conseguem realizar operações simples, como adição e subtração com mais de três dígitos, ou multiplicação e divisão com números inteiros. Nos países avaliados, 91% dos estudantes atingem esse nível básico, evidenciando o grave déficit da educação brasileira.

Ernesto Faria, economista especializado em educação e diretor do Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), destacou: "A gente não consegue garantir ao menos que metade das crianças aprendam o básico, enquanto os outros têm mais de 90% dos seus alunos nesse nível."

Resultados piores no 8º ano
No 8º ano, os números são ainda mais alarmantes. Apenas 38% dos estudantes brasileiros atingem o nível mínimo em matemática, enquanto a média global é de 81%. A pontuação do Brasil foi de 378, a mais baixa entre os países avaliados, ao lado de Marrocos.

Além disso, 62% dos jovens dessa série não conseguem realizar operações básicas com números inteiros ou interpretar informações de gráficos. Países como Malásia, Arábia Saudita e África do Sul apresentaram resultados superiores aos brasileiros.

Diferença de desempenho por gênero
O estudo também mostrou uma disparidade maior entre os gêneros no Brasil em comparação a outros países, com meninos apresentando desempenho significativamente melhor que as meninas em matemática.

Desempenho em ciências: situação ainda crítica
Em ciências, o Brasil também figura entre os últimos colocados, mas teve resultados levemente superiores aos de matemática. No 4º ano, os estudantes brasileiros registraram média de 425 pontos, bem abaixo da média global de 494. Nesse nível, 39% dos alunos não possuem conhecimentos básicos sobre plantas, animais ou fenômenos climáticos.

No 8º ano, a média caiu para 420 pontos, com 42% dos estudantes incapazes de compreender conceitos essenciais, como o funcionamento de células e órgãos. Em comparação, a média global nessa série foi de 478 pontos.

Impacto nos primeiros anos de ensino
O TIMSS destacou que os anos iniciais do ensino fundamental são cruciais para o desenvolvimento educacional. Embora o Brasil tenha registrado progressos nessa etapa em avaliações nacionais, como o Saeb, o estudo internacional demonstrou que o país está muito atrás dos padrões globais.

“O TIMSS nos mostra pela primeira vez que, ao contrário do que sugerem as avaliações nacionais, como o Saeb, nossa educação não vai bem nos anos iniciais”, reforçou Ernesto Faria.

A avaliação foi aplicada em 2023 a 359 mil estudantes do 4º ano de 59 localidades e 297 mil alunos do 8º ano de 44 regiões, abrangendo mais de 60 países ao redor do mundo.

Educação brasileira em alerta
Os dados apresentados pelo TIMSS colocam em evidência as lacunas críticas do sistema educacional brasileiro, com impactos diretos no desenvolvimento das competências básicas dos alunos desde os primeiros anos escolares.

Compartilhar a notícia

Veja também
Aplicativo do enem
EDUCAçãO

Defensoria Pública da União pede adiamento do Enem 2020

MEC afirma que R$ 64 milhões foram investidos em segurança sanitária

estudando
EDUCAçãO

Senai oferece cursos gratuitos de capacitação profissional

A duração dos cursos variam de horas a alguns meses

Fabriciano oferece exames oftalmológicos e óculos gratuitos para alunos da rede municipal
EDUCAçãO

Fabriciano oferece exames oftalmológicos e óculos gratuitos para alunos da rede municipal

Ação conjunta das Secretarias de Saúde e Educação prevê mais de 7 mil atendimentos e distribuição gratuita de óculos para estudantes

Projeto Sons do Céu abre matrículas e oferece curso gratuito de inglês no Vale do Aço
EDUCAçãO

Projeto Sons do Céu abre matrículas e oferece curso gratuito de inglês no Vale do Aço

Iniciativa social amplia acesso à música e ao inglês com aulas acessíveis e gratuitas para pessoas de baixa renda

para você
concurso.jpg
EMPREGO

Cerca de 185 concursos públicos estão com inscrições abertas em todo país

Os certames são parta preencher quase 14 mil vagas e há oportunidades para todos os níveis de escolaridade

'Está morta’: padrasto revela crime ao pai após matar enteada
POLíCIA

'Está morta’: padrasto revela crime ao pai após matar enteada

Corpo de Maria Clara foi encontrado concretado no quintal; mãe e padrasto confessaram o crime, que teve indícios de premeditação.

Monstro-de-gila: lagarto venenoso foi essencial para criação do Ozempic
SAúDE

Monstro-de-gila: lagarto venenoso foi essencial para criação do Ozempic

Hormônio presente no veneno do réptil inspirou o desenvolvimento da semaglutida, usada no tratamento do diabetes e obesidade

santander.jpg
EMPREGO

Banco abre inscrições para programa de trainee 2019

O processo busca selecionar profissionais comprometidos, com espírito empreendedor e que sejam positivos