Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Meteorologista prevê até duas semanas de chuva intensa e alerta máximo em Minas Gerais
Inmet emite alerta vermelho para 141 cidades, com risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos devido a acumulados acima de 100 mm por dia
04/12/2025 às 19:33por Redação Plox
04/12/2025 às 19:33
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O avanço de um novo período de chuvas intensas acende o alerta em Minas Gerais, especialmente nas regiões do Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Norte e Jequitinhonha. Nesses locais, 141 municípios permanecem sob alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), devido ao risco elevado de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. A previsão indica acumulados diários que podem ultrapassar os 100 milímetros. E o meteorologista Ruibran dos Reis adianta que “praticamente vão ser duas semanas com chuvas em todas as regiões de Minas Gerais”. Veja a previsão e orientações da Defesa Civil na Live.
Sistema meteorológico vai manter instabilidade por duas semanas
De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, há previsão de chuva em todas as regiões de Minas Gerais nos próximos dias. Ele explica que uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está em fase de formação, sistema típico quando uma frente fria avança sobre o estado, combinada com áreas de alta e baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera da América do Sul.
Esse cenário favorece a formação de muita nebulosidade sobre praticamente todo o território mineiro, com registro de chuva em municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste, Norte, Nordeste, Leste e na região Central. Os modelos meteorológicos indicam que, até domingo, fortes chuvas devem se concentrar especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Leste de Minas, enquanto o Triângulo Mineiro tende a registrar apenas pancadas isoladas.
A previsão é de que o sistema se intensifique a partir da próxima semana, com a chegada de uma nova frente fria vinda do Sul do Brasil, o que pode prolongar o período chuvoso por cerca de duas semanas em praticamente todas as regiões do estado.
Defesa Civil em alerta máximo em municípios sob risco
O Inmet emitiu alerta vermelho para 141 cidades, recomendando atenção redobrada da população diante da possibilidade de eventos extremos, como enxurradas e deslizamentos. Em municípios como Ipatinga, são esperadas chuvas intensas nas próximas horas, com atuação contínua da Defesa Civil no monitoramento de rios, áreas de risco e no atendimento a ocorrências.
A orientação é seguir as recomendações dos órgãos oficiais e, ao menor sinal de perigo, acionar imediatamente os serviços de emergência pelos números 199 ou 3829-8181 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Decisão atinge cerca de 900 funcionários em São Paulo a partir de 2 de janeiro e provoca indignação; Sindicato dos Bancários convoca plenária para discutir mobilização e pressionar por negociação
Decisão atinge cerca de 900 funcionários em São Paulo a partir de 2 de janeiro e provoca indignação; Sindicato dos Bancários convoca plenária para discutir mobilização e pressionar por negociação