Polícia

Polícia Civil do DF desmonta célula do PCC em operação com 25 mandados de prisão

Ação cumpre 25 mandados de prisão e 17 de busca contra suspeitos de integrar facção responsável por homicídios, roubos e tráfico no DF e entorno; 15 foram presos e 11 seguem foragidos

04/12/2025 às 18:01 por Redação Plox

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (4), uma operação contra suspeitos de integrar uma célula da facção PCC na capital federal.

Na manhã desta quinta-feira (4), a Polícia Civil do Distrito Federal iniciou uma operação contra suspeitos de participar de uma célula do PCC

Na manhã desta quinta-feira (4), a Polícia Civil do Distrito Federal iniciou uma operação contra suspeitos de participar de uma célula do PCC

Foto: Reprodução/PCDF

Ao todo, foram expedidos 25 mandados de prisão. Até a última atualização desta reportagem, 15 pessoas haviam sido presas e 17 mandados de busca e apreensão tinham sido cumpridos. Um dos detidos não era alvo da ação, mas possuía mandado em aberto por um crime cuja pena chega a 35 anos. Segundo a polícia, 11 suspeitos seguem foragidos.


De acordo com as investigações, os alvos da operação são apontados como envolvidos em homicídios, roubos, tráfico de drogas e de armas em diversas regiões administrativas do Distrito Federal.

Suspeitos buscavam ampliar controle dentro e fora dos presídios

As apurações indicam que o grupo atuava para ampliar o controle sobre a massa carcerária, garantir o monopólio da violência dentro das prisões e expandir atividades criminosas também fora dos presídios.


Os mandados judiciais são cumpridos em Samambaia, Núcleo Bandeirante, Santa Maria, Sobradinho, Ceilândia, Gama, Planaltina e Recanto das Emas, além de Valparaíso de Goiás, em Goiás, e em unidades prisionais do DF.


A operação conta com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Distrito Federal.

Operação se baseia em provas e crimes investigados desde abril

As ações desta quinta-feira têm como base a análise de provas apreendidas em abril deste ano, em apuração sobre crimes de extorsão e tráfico de drogas em Brazlândia.


Outra frente da investigação considera elementos colhidos após a morte de um suposto integrante de uma facção rival, o Comando Vermelho, no Recanto das Emas.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a