Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Vape pode causar danos graves à circulação e levar até à amputação, aponta pesquisa

Estudo feito nos EUA mostra que uso de cigarros eletrônicos compromete fluxo sanguíneo e oxigenação do corpo, com riscos a curto e longo prazo

05/04/2025 às 15:54 por Redação Plox

O uso do cigarro eletrônico, popularmente conhecido como 'vape', pode comprometer de forma significativa a função vascular do corpo humano. Essa foi a conclusão apresentada por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia durante um congresso da Sociedade Americana de Radiologia realizado em 2024.


Imagem Foto: Pixabay

Na pesquisa, foram selecionados 31 fumantes saudáveis, com idades entre 21 e 49 anos, e divididos em três grupos: usuários de cigarro comum, fumantes de vape com nicotina e de vape sem nicotina. Todos passaram por exames de ressonância magnética antes e depois de fumar, permitindo a análise da velocidade do fluxo sanguíneo na artéria femoral, responsável por levar sangue oxigenado à parte inferior do corpo. Um quarto grupo, composto por dez pessoas não fumantes, serviu de base comparativa.


Os dados coletados mostraram uma redução importante na velocidade do fluxo sanguíneo em repouso na artéria femoral superficial entre todos os fumantes. Porém, os efeitos mais intensos foram observados após o uso de cigarros eletrônicos com nicotina, seguidos pelos dispositivos sem nicotina, demonstrando que mesmo os modelos aparentemente 'mais leves' podem causar prejuízos à saúde vascular.


A pneumologista Karla Curado, do Hospital Israelita Albert Einstein em Goiânia, explica que a inalação dos componentes do vape pode levar ao fechamento do leito vascular e, consequentemente, à diminuição do fluxo sanguíneo. Para ela, esse efeito imediato também compromete a oxigenação do sangue, especialmente evidente na queda da saturação venosa de oxigênio identificada nos usuários de vape durante o estudo.


Além dos efeitos agudos, a pesquisa alerta para os riscos a longo prazo do uso contínuo desses dispositivos. Segundo os cientistas, o comprometimento diário da circulação pode atingir todos os órgãos, levando a doenças graves como tromboses, infarto e até a uma condição chamada tromboangeíte obliterante — que, em casos extremos, pode resultar na amputação de membros.


Curado ressalta que a má oxigenação pode afetar especialmente os vasos cerebrais, pulmonares e cardíacos, mesmo a curto prazo, provocando uma série de complicações que vão além do sistema respiratório.


Desde 2009, a comercialização dos cigarros eletrônicos é proibida no Brasil, mas seu consumo ainda é crescente entre jovens e adultos, o que torna os dados do estudo ainda mais preocupantes.


O alerta é claro: os efeitos nocivos do vape são reais, imediatos e podem trazer consequências graves à saúde vascular e sistêmica de seus usuários.


Compartilhar a notícia

Veja também
Divulgação_Unileste_Centro-de-Atendimento-Psicológico-2.jpg
SAúDE

Centro de Atendimento Psicológico do Unileste retoma atendimentos

Segundo a Unileste, os atendimentos presenciais dentro da estrutura da Instituição seguirão um rigoroso planejamento de protocolos por conta da pandemia

Ação em Saúde.jpg
SAúDE

Ação em Saúde movimenta Timóteo

Parceria entre a Prefeitura de Timóteo e a FSFX vai oferecer testes rápidos e vacinação

Caso de raiva em bovino é confirmado na região Leste de MG; outras duas mortes são investigadas
SAúDE

Caso de raiva em bovino é confirmado na região Leste de MG; outras duas mortes são investigadas

Caso confirmado em Itueta leva a vacinação emergencial e mobiliza autoridades para conter transmissão do vírus

thumb640x300.jpg
SAúDE

Agente de Saúde: Ministério anuncia reajuste de piso salarial

Piso salarial de Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias passa a ser de R$1.250,00

para você
Ministério Público de SP denuncia Marcius Melhem por perseguição e violência psicológica
FAMOSOS

Ministério Público de SP denuncia Marcius Melhem por perseguição e violência psicológica

Segundo o MPSP, Melhem divulgou vídeos nas redes sociais, como Youtube e Tiktok, abordando as acusações de assédio sexual contra ele, enquanto Feltrin disseminou esse conteúdo em seu canal do Youtube

Foto: Pixabay
POLíCIA

Adolescente é morto com 30 tiros em invasão domiciliar em Minas Gerais

Suspeita de envolvimento com tráfico de drogas e roubo na origem do crime

Reprodução
EMPREGO

Oportunidades de emprego crescem em Startups Brasileiras

Setores comercial, gastronomia e tecnologia lideram a oferta de vagas em diversas regiões do país

Mostra Hip Hop Educação abre inscrições para workshops gratuitos em Ipatinga
LAZER

Mostra Hip Hop Educação abre inscrições para workshops gratuitos em Ipatinga

Evento no Babylon By Black oferece formação sobre os cinco elementos do Hip Hop nos dias 4 e 5 de setembro com certificação