Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Lula propõe governança global para IA no BRICS

Presidente brasileiro alerta para riscos de domínio tecnológico por grandes empresas e defende cooperação multilateral

05/07/2025 às 17:05 por Redação Plox

Durante a abertura do Fórum Empresarial do BRICS, realizado neste sábado no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a necessidade urgente de estabelecer uma governança multilateral para a inteligência artificial (IA).


Imagem Foto: Reprodução Canal GOV

Em seu discurso, Lula enfatizou que, sem diretrizes claras e coletivamente acordadas, os modelos desenvolvidos por grandes empresas de tecnologia tendem a se impor, trazendo riscos e efeitos colaterais significativos. Ele afirmou:
"A inteligência artificial traz possibilidades que, há poucos anos, sequer imaginávamos. Na ausência de diretrizes claras coletivamente acordadas, os modelos gerados com base apenas na experiência de grandes empresas de tecnologia vão se impor. Os riscos e efeitos colaterais da inteligência artificial demandam uma governança multilateral\

O presidente também ressaltou a importância do multilateralismo econômico, especialmente diante do ressurgimento do protecionismo global. Ele argumentou que cabe às nações emergentes defender um regime multilateral de comércio e reformar a arquitetura financeira internacional. Lula destacou que os países do BRICS podem liderar um novo modelo de desenvolvimento, pautado em agricultura sustentável, indústria verde, infraestrutura resiliente e bioeconomia.


Além disso, Lula abordou a relação entre paz e desenvolvimento econômico e social, afirmando que não haverá prosperidade em um mundo conflagrado. Ele destacou que o fim das guerras e dos conflitos é uma das responsabilidades de chefes de Estado e de governo, e que a ausência de liderança agrava as múltiplas crises enfrentadas pela sociedade.


O Fórum Empresarial do BRICS antecede a cúpula de líderes do bloco, marcada para os dias 6 e 7 de julho, também no Rio de Janeiro. O evento contará com a presença de chefes de Estado e representantes dos países-membros e parceiros do BRICS, que discutirão temas como combate à pobreza, financiamento climático, comércio e inteligência artificial. A expectativa é que o encontro resulte em uma declaração conjunta sobre a governança da IA, promovendo padrões mínimos de transparência e segurança.


Atualmente, o BRICS é composto por 11 países-membros: África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Índia, Irã e Rússia. Além disso, conta com dez países-parceiros: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã. O grupo se define como um foro de articulação político-diplomática, com o objetivo de fomentar a cooperação econômica e política entre os membros.


Durante o evento, Lula também enfatizou o papel dos empresários na promoção do desenvolvimento econômico, afirmando que os governos abrem portas, mas são os empresários que sabem fazer negócios. Ele encorajou a participação ativa das mulheres na economia e na política, destacando que a conquista de espaço depende da ousadia delas.


Além do encontro com empresários, o presidente Lula tem previstas reuniões bilaterais com representantes da Etiópia, Vietnã, Nigéria e Abu Dhabi, bem como com o primeiro-ministro da China, Li Qiang.


Compartilhar a notícia

Veja também
WhatsApp-Image-2019-05-28-at-08.00.jpg
POLíTICA

Governo federal reavalia megacompra de pistolas

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a previsão é que o novo edital saia no segundo semestre

Moradores de Santana do Paraíso podem ter que pagar mais IPTU em 2026
POLíTICA

Moradores de Santana do Paraíso podem ter que pagar mais IPTU em 2026

Medida é um dos impactos da Lei Municipal nº 1.263 de autoria do vereador Normando Caldeira

ministro
POLíTICA

Moraes proíbe Justiça do DF de liberar visitas a presos por atos em Brasília

A determinação ocorreu depois que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) visitaram os presos

CARLOS FELIPPE/STJ - ARQUIVO
POLíTICA

Novos ministros tomam posse no STJ nesta semana após nomeação por Lula

Daniela Teixeira, José Afrânio Vilela e Teodoro Silva Santos assumem cargos no Superior Tribunal de Justiça

para você
Trabalho: TST valida laudo de fisioterapeuta em ação por doença ocupacional
EMPREGO

Trabalho: TST valida laudo de fisioterapeuta em ação por doença ocupacional

Ex-funcionária lesionada por esforço repetitivo no trabalho será indenizada após decisão da Justiça que reconheceu laudo pericial de fisioterapeuta

Palmeiras
ESPORTES

Palmeiras vence Al Ahly e está na final do Mundial de Clubes

Time brasileiro colocou pressão e não deu chance para time egípicio

Inflação de setembro sobe com energia e moradia puxando os preços
ECONOMIA

Inflação de setembro sobe com energia e moradia puxando os preços

Índice oficial do IBGE registra alta de 0,48% em setembro, com destaque para energia elétrica residencial, que subiu mais de 10%

Jovem confunde gripe com pneumonia grave e perde as duas pernas após sepse
SAúDE

Jovem confunde gripe com pneumonia grave e perde as duas pernas após sepse

Levi Dewy, de 21 anos, acreditava estar com uma simples gripe, mas acabou enfrentando uma infecção generalizada que levou à amputação das pernas