Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

AAS e ibuprofeno: além do alívio da dor e febre, entenda suas propriedades anti-inflamatórias

Remédios inibem a produção de substâncias químicas chamadas prostaglandinas, que são responsáveis por desencadear a resposta inflamatória no corpo

05/08/2023 às 12:34 por Redação Plox

Enquanto muitos recorrem ao ácido acetilsalicílico (AAS) e ao ibuprofeno no combate a sintomas como dor e febre, muitos não estão cientes de que esses medicamentos são, essencialmente, classificados como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs).

Diferentemente de outros medicamentos amplamente disponíveis, como a dipirona e o paracetamol, a ação do AAS e do ibuprofeno se baseia na inibição de compostos químicos conhecidos como prostaglandinas. Estas substâncias são responsáveis por iniciar a resposta inflamatória no organismo. Além de seus efeitos anti-inflamatórios, os dois medicamentos também possuem propriedades analgésicas e antipiréticas, auxiliando no alívio da dor e na redução da febre.

 

FREEPIK

Atenção ao consumo de AAS e ibuprofeno

Embora o AAS e o ibuprofeno sejam medicamentos de venda livre, seu consumo sem orientação médica ou farmacêutica pode resultar em sérias complicações. É fundamental evitar a auto-medicação e sempre buscar orientação profissional antes de iniciar qualquer tratamento.

Especificamente para o AAS, pacientes com suspeita de dengue são aconselhados a não consumi-lo, pois a doença pode progredir para condições hemorrágicas e o uso de ácido acetilsalicílico pode aumentar o risco de sangramento. O AAS também é contraindicado para pessoas com úlceras no estômago ou intestino, histórico de sangramento gastrointestinal, problemas graves de fígado ou rins, ou asma não controlada.

O ibuprofeno, por sua vez, deve ser consumido com cautela por pessoas com úlcera péptica ativa, sangramento gastrointestinal ou em casos em que o ácido acetilsalicílico, iodeto e outros AINEs tenham provocado sintomas de reações alérgicas ou anafiláticas, como asma, rinite, urticária, pólipo nasal, angioedema, broncoespasmo, conforme detalhado na bula do medicamento.

Comparação com outros medicamentos

Enquanto a dipirona possui algum efeito anti-inflamatório, este é consideravelmente mais suave do que o dos AINEs. O paracetamol, por outro lado, praticamente não apresenta efeito anti-inflamatório, destacando-se por suas propriedades analgésicas e antipiréticas.

Compartilhar a notícia

Veja também
Muitas pessoas preferem beber água com gás PIXABAY
SAúDE

Saúde e água gaseificada: entenda os prós e contras

Bebida pode trazer sensação de limpeza das papilas gustativas

t
SAúDE

"A luta silenciosa contra a incontinência: o medo e a vergonha dificultam diagnóstico e tratamento"

A incontinência traz consigo um forte peso emocional para os pacientes, sendo o medo, depressão e ansiedade apenas alguns dos efeitos colaterais que muitos acabam enfrentando.

SAúDE

Vírus letais desafiam a OMS: Raiva, Ebola, Marburg e Nipah preocupam mais que Covid e Mpox

Até o momento, não há vacina disponível para o combate a esse vírus, o que intensifica os temores em relação a sua disseminação.

cigarro.jpg
SAúDE

Oito em cada 10 casos de câncer na região da cabeça e pescoço têm relação com o cigarro

Entre os mais atingidos estão os homens, principalmente a partir de 50 anos

para você
Emprego no Brasil
EMPREGO

Percentual de desempregados supera 14%, diz IBGE

O contingente de pessoas ocupadas, de 85,7 milhões, ficou estatisticamente estável na comparação com o último trimestre de 2021

POLíTICA

Zema propõe vínculo entre tempo de contribuição e expectativa de vida no Brasil

Governador sugere gatilho automático para evitar reformas periódicas na Previdência

Mega-Sena
ECONOMIA

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 35 milhões nesta quarta-feira (12)

As apostas podem ser feitas até às 19h, em lotéricas e pela internet

POLíCIA

Mulher é atingida por flecha no centro de Belo Horizonte

A flecha, que atravessou o tênis e perfurou o pé da mulher, obrigou a vítima a buscar atendimento médico imediato no Hospital João XXIII