Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

PIS/Pasep: Resgate das cotas deve ser feito até sábado, alerta governo

São 10,4 milhões de trabalhadores que ainda não resgataram; a partir de amanhã, valor será transferido para o Tesouro Nacional

05/08/2023 às 12:12 por Redação Plox

Um saldo de R$ 25,5 bilhões está disponível para saque em contas do PIS/Pasep, correspondente a cerca de 10,4 milhões de trabalhadores brasileiros. Entretanto, este montante deverá ser resgatado até este sábado (5), ou será automaticamente transferido para o Tesouro Nacional.

 

 Foto: Agência Brasil

Quem possui cotas do PIS/Pasep são aqueles que tiveram seu trabalho formalizado, seja na esfera privada ou como servidores públicos, no período compreendido entre 1971 e 1988 e que ainda não realizaram o saque. Importante ressaltar que, mesmo os trabalhadores que já faleceram, possuem seus saldos disponíveis para resgate por seus parentes.

Os valores das cotas podem ser consultados e retirados por meio do aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecimento físico nas agências bancárias. Em situação de falecimento do titular da conta, os beneficiários legais também poderão solicitar o saque por meio do aplicativo.

Na eventualidade do não saque até o prazo estabelecido, os recursos serão transferidos do FGTS para o Tesouro Nacional. No entanto, isso não significa que os trabalhadores perderão o direito de acesso a esses recursos. Mesmo após a transferência, será possível solicitar a retirada à União no prazo de até cinco anos.

Essa regra foi estabelecida a partir da publicação da Medida Provisória nº 946/2020, que autorizou a transferência dos recursos para o FGTS e permitiu o saque integral das cotas do PIS/Pasep pelos titulares ou, no caso de trabalhadores falecidos, pelos beneficiários legais.

A transferência dos valores ao Tesouro Nacional foi autorizada pelo Congresso por meio da PEC do estouro, aprovada no fim de 2022. A determinação do prazo para saque foi feita em consonância com o edital de chamamento público divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Com a incorporação dos recursos, o Tesouro terá um acréscimo na receita primária, que ficará à disposição do Poder Executivo.

Vale lembrar que o Fundo PIS/Pasep foi extinto em 2020, e seu patrimônio, transferido para o FGTS. Mesmo assim, as contas individuais foram mantidas e a movimentação dos recursos ficou disponível a qualquer tempo, até 1º de junho de 2025.

Entre a migração das cotas do PIS/Pasep para o FGTS até 30 de abril deste ano, a Caixa já realizou mais de 513 mil pagamentos, totalizando R$ 745 milhões até o final de junho. A partir de 5 de agosto, os valores não sacados serão encaminhados para o Tesouro Nacional, mas ainda poderão ser solicitados à União no prazo de até cinco anos.

Por fim, é importante salientar que os trabalhadores podem consultar e solicitar o saque através do aplicativo FGTS. Em caso de dúvidas, também podem entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente pelo telefone 4004-0104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0104 (para demais regiões).

Compartilhar a notícia

Veja também
para você
notebook
EDUCAçãO

Instituto Usiminas abre programação de cursos para educadores

Referência no meio educacional, arte-educadora Giselda Perê ministra primeiro curso on-line e gratuito do ano

Zema pede revisão de regras para aplicar melhor recursos da educação
EDUCAçãO

Zema pede revisão de regras para aplicar melhor recursos da educação

Governador de Minas Gerais propõe mais liberdade para Estados e municípios escolherem onde investir recursos públicos

Corujão de Atendimento Ginecológico acontece nesta quarta-feira
SAúDE

Corujão de Atendimento Ginecológico acontece nesta quarta-feira

Serviço será oferecido nas Unidades de Saúde Castanheira e Maurício Bustani

Metade das demissões no Brasil é motivada por comportamento no trabalho
EMPREGO

Metade das demissões no Brasil é motivada por comportamento no trabalho

Pesquisa revela que convivência e inteligência emocional são tão importantes quanto habilidades técnicas no mercado atual