Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Esportes

Morre Adílio, ídolo do Flamengo, aos 68 anos

Adílio foi parte crucial do famoso meio-campo do Flamengo ao lado de Zico e Andrade

05/08/2024 às 20:20 por Redação Plox

O Flamengo está de luto após a morte de Adílio, um dos maiores ídolos da história do clube, nesta segunda-feira. O ex-jogador, terceiro que mais vestiu a camisa rubro-negra, com 617 partidas, lutava contra um câncer no pâncreas e estava internado em um hospital na Freguesia de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A doença avançou na última semana, e Adílio não resistiu.

Foto: Paulo Reis/ Flamengo

Carreira e conquistas no Flamengo

Nascido em 15 de maio de 1956, Adílio de Oliveira Gonçalves estreou nos profissionais do Flamengo em 27 de abril de 1975, aos 18 anos. Conhecido como "Brown", por causa de sua adoração pelo cantor americano James Brown, Adílio jogou no clube até 1987, marcando 129 gols e tornando-se o 14º maior artilheiro da história rubro-negra. Com a camisa do Flamengo, ele conquistou cinco Campeonatos Cariocas (1978, 1979, 1981 e 1986), três Brasileiros (1980, 1982 e 1983), uma Libertadores e um Mundial de Clubes (ambos em 1981), com gols decisivos em várias finais importantes.

Adílio, Zico e Andrade: o melhor meio-campo da história do Flamengo

Adílio foi parte crucial do famoso meio-campo do Flamengo ao lado de Zico e Andrade. Habilidoso e criativo, ele era conhecido por seus passes precisos e pela capacidade de controlar a velocidade do jogo, reter a posse de bola e iniciar os ataques da equipe. Suas atuações brilhantes levaram-no à seleção brasileira nos anos 80.

Um momento histórico com Pelé

Em 1979, Adílio viveu uma história curiosa quando Pelé, aos 38 anos, aceitou um convite para jogar um amistoso beneficente pelo Flamengo. Durante um treino na véspera da partida, houve um impasse sobre quem cederia seu lugar para o Rei do Futebol. Adílio acabou sendo "vetado" pelo departamento médico em uma decisão armada pelos colegas de equipe. "Foi uma honra ter cedido meu lugar para o Pelé. Preferia ter jogado com ele, mas tudo certo," relembrou Adílio ao ge em 2019.

Além do Flamengo

Adílio também jogou por outros clubes, incluindo Coritiba, Barcelona de Guayaquil (Equador), Alianza Lima (Peru) e equipes do interior do Rio de Janeiro, como América de Três Rios, Friburguense e Barreira.

Carreira no futsal e legado como treinador

Após encerrar sua carreira no futebol de campo, Adílio também fez sucesso no futsal, atuando como ala-pivô e conquistando o Mundial de Futsal pelo Brasil em 1989. Ele trabalhou como treinador nas equipes de base do Flamengo, sendo tricampeão carioca sub-20 em 2005, 2006 e 2007. Adílio nunca se afastou do Flamengo e, nos últimos anos, era o líder do Fla Master, que realiza partidas por todo o país.

Homenagem e legado eterno

Em 2019, Adílio foi homenageado pelo Flamengo com um busto esculpido pelo artista Eduardo Santos, localizado na sede do clube na Gávea. Seu legado e contribuições para o clube serão eternamente lembrados pela torcida e por todos que acompanham o futebol brasileiro.

 

 

 

 

Compartilhar a notícia

Veja também
jogo
ESPORTES

PSG vence a Juventus fora de casa e avança às oitavas da Champions

Time francês perdeu a liderança do grupo para o Benfica

cbf
ESPORTES

Presidentes de clubes das séries A e B vão à CBF para debater sobre arbitragem

Ednaldo Rodrigues e Wilson Seneme anunciam novidades no trabalho da Comissão de Arbitragem

Vinícius Jr
ESPORTES

Vinícius Jr é alvo de ataque racista por dança em comemoração

Empresário Pedro Bravo afirmou que o jogador brasileiro tem que “deixar de fazer papel de macaco”

ESPORTES

Brasil empata com os EUA antes da Copa América

Seleção brasileira sai na frente com Rodrygo, mas Pulisic iguala para os norte-americanos em amistoso disputado na Flórida

para você
Inscrições abertas para a Prova Nacional Docente, o 'Enem dos Professores'
EDUCAçãO

Inscrições abertas para a Prova Nacional Docente, o 'Enem dos Professores'

Avaliação será aplicada em 26 de outubro e é voltada para concluintes de licenciatura e candidatos a concursos da educação básica

SAúDE

Ministério da Saúde convoca reunião para revisar plano de combate à mpox no Brasil

Novo encontro discutirá a atualização das diretrizes e medidas de contingência, enquanto a doença registra 709 casos e 16 mortes em 2024

Justiça mantém obrigação da CSN vender ações da Usiminas e rejeita recurso ao STJ
ECONOMIA

Justiça mantém obrigação da CSN vender ações da Usiminas e rejeita recurso ao STJ

TRF-6 reafirma que prazo para a venda já venceu e considera intempestivo o recurso extraordinário apresentado pela CSN

Foto: Reprodução
FAMOSOS

Ator David Gail, de "Barrados no Baile",morre aos 58 Anos

Famoso por papéis em séries televisivas, David Gail deixa legado artístico; causa da morte não revelada