Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Deputados da oposição ocupam Mesa da Câmara com fitas na boca

Parlamentares bolsonaristas se recusam a deixar o local até que a Câmara se posicione sobre prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

05/08/2025 às 19:12 por Redação Plox

Em um protesto incomum e simbólico, parlamentares da oposição ao governo Lula ocuparam, nesta terça-feira (5/8), a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, em Brasília. O ato teve início durante a tarde, quando os deputados bolsonaristas colocaram fitas adesivas sobre a boca em sinal de protesto e se posicionaram em frente à presidência da Casa.


Imagem Foto: Redes sociais

A movimentação ocorre em meio à insatisfação com a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e os manifestantes exigem que a Câmara se manifeste formalmente sobre o caso. O deputado federal Sanderson (PL-RS), um dos principais articuladores do ato, afirmou em suas redes sociais:
“Só sairemos daqui (Mesa Diretora da Câmara) quando anistia e fim do foro forem votados no plenário da Câmara dos Deputados”

O líder do PL na Casa, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), também se manifestou, dizendo que os parlamentares do partido manterão a ocupação enquanto o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), estiver ausente da capital federal. Segundo ele, a permanência visa pressionar por uma ação concreta do Legislativo em resposta à situação de Bolsonaro.


O protesto não se restringiu à Câmara. No Senado Federal, um grupo de parlamentares bolsonaristas também tomou assento na Mesa Diretora. Entre eles, estavam Damares Alves (Republicanos-DF), Jorge Seif (PL-SC), Jaime Bagattoli (PL-SC), Izalci Lucas (PL-DF) e Eduardo Girão (Novo-CE). Magno Malta (PL-ES) chegou a ocupar a cadeira do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).


A ação provocou reações imediatas no governo. O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), criticou duramente o protesto, classificando a atitude da oposição como um ato de “chantagem”. Ele afirmou que a tentativa dos parlamentares bolsonaristas seria “sequestrar o Parlamento” e impedir votações relevantes para o país.


“A rendição à barbárie é inegociável. É hora de Hugo Motta, Alcolumbre e os líderes democratas reagirem com firmeza. O Congresso não pode ser refém de quem ataca a democracia”, escreveu o deputado petista.

Enquanto isso, projetos importantes como a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil seguem travados na pauta, em meio à tensão instaurada nas duas Casas Legislativas.


O protesto, tanto na Câmara quanto no Senado, acontece em um cenário político acirrado, marcado por disputas judiciais envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e pressões crescentes sobre o Congresso para se posicionar frente a medidas judiciais e demandas da oposição.


Compartilhar a notícia

Veja também
OPÁLEIROS-2_0.jpg
POLíTICA

Vereador acusado de matar prefeito de Naque responderá em liberdade

Gilmar Mendes vota por condenar deputada a mais de cinco anos de prisão por uso ilegal de arma em perseguição em SP
POLíTICA

Gilmar Mendes vota por condenar deputada a mais de cinco anos de prisão por uso ilegal de arma em perseguição em SP

STF já tem maioria para cassar mandato e prender Carla Zambelli após episódio com arma na capital paulista

(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
POLíTICA

"Agora, é proibido ter novas ideias", declara Lula a ministros em reunião

Lula reiterou a necessidade de todas as ações passarem pela aprovação da Casa Civil, reforçando a ideia de que as políticas governamentais são ações coletivas, não individuais

Santana do Paraíso inicia obras de reestruturação do Trevo da Gameleira
POLíTICA

Santana do Paraíso inicia obras de reestruturação do Trevo da Gameleira

Projeto prevê melhorias na mobilidade urbana, segurança viária e preservação da histórica árvore Gameleira, tombada pelo IEPHA-MG

para você
Galvão Bueno é confirmado pelo SBT como narrador da Copa de 2026
ESPORTES

Galvão Bueno é confirmado pelo SBT como narrador da Copa de 2026

Veterano se junta à emissora em parceria com a NSports para cobrir o Mundial nos EUA, México e Canadá

Operação da PF apreende carros de luxo em investigação sobre sindicato ligado a irmão de Lula
POLíCIA

Operação da PF apreende carros de luxo em investigação sobre sindicato ligado a irmão de Lula

Ferrari, Porsche, Volvo, cofres e armas foram recolhidos durante ação da Polícia Federal em 9 estados, incluindo o DF, como parte da Operação Sem Desconto

Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil
LAZER

Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil

Tributação de 3,5% imposta pelo STF eleva custos e gera impacto direto em passagens, hospedagens e seguros

nathalia
FAMOSOS

Ipatinguenses farão campanha contra mineira que chamou a cidade de roça

O primeiro paredão do programa foi formado ontem (23)