Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

USP desenvolve sensor que detecta transtornos mentais pela saliva em apenas três minutos

Equipamento portátil identifica níveis da proteína BDNF, relacionados à depressão, esquizofrenia e bipolaridade, com custo acessível e alta precisão

05/10/2025 às 12:19 por Redação Plox

Um pequeno dispositivo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Embrapa Instrumentação, promete transformar o diagnóstico de transtornos mentais. O biossensor portátil consegue medir, em apenas três minutos, os níveis da proteína BDNF — o Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro —, um marcador biológico diretamente relacionado a condições como depressão, esquizofrenia e transtorno bipolar.


Imagem Foto: FREPIK

A tecnologia, construída a partir de uma tira flexível com eletrodos, analisa gotas de saliva humana e apresenta resultados de forma rápida e precisa. O custo estimado é de apenas US$ 2,19, cerca de R$ 12, tornando o dispositivo acessível e viável para uso em larga escala. O estudo que detalha o funcionamento do sensor foi publicado na revista científica ACS Polymers Au.


De acordo com o físico Paulo Augusto Raymundo Pereira, do Instituto de Física de São Carlos (USP), o biossensor é muito mais ágil do que os métodos laboratoriais tradicionais, que dependem de equipamentos caros e demandam horas de processamento.
“Quando o nível da proteína está muito baixo, isso pode servir como um alerta para doenças psiquiátricas. Já um aumento do BDNF ajuda a acompanhar o sucesso do tratamento”,

explica o pesquisador.

Estudos recentes indicam que indivíduos saudáveis costumam apresentar mais de 20 nanogramas por mililitro (ng/mL) de BDNF, enquanto pacientes com depressão grave chegam a registrar menos de 10 ng/mL. A deficiência da proteína está associada ao declínio cognitivo e a diferentes transtornos mentais.


Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçam a urgência de inovações como essa: mais de um bilhão de pessoas no planeta convivem com algum transtorno mental. No Brasil, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, o número de afastamentos por problemas como ansiedade e depressão aumentou 134% entre 2022 e 2024.


Agora, o grupo de pesquisa busca patentear o dispositivo para levá-lo ao mercado nos próximos anos. A equipe trabalha também em uma integração com aplicativos de celular, permitindo o monitoramento em tempo real via conexão bluetooth. A ideia é que os resultados possam ser acompanhados por pacientes e médicos diretamente pelo smartphone.


A pesquisa recebeu apoio da FAPESP e contou com a participação de especialistas de diferentes áreas, como física, química e biotecnologia, que contribuíram para a criação de uma ferramenta inovadora e promissora no cuidado com a saúde mental.


Compartilhar a notícia

Veja também
Médicas se vestem de princesas para acolher crianças internadas no RJ
SAúDE

Médicas se vestem de princesas para acolher crianças internadas no RJ

Iniciativa no Hospital Getúlio Vargas transforma ambiente hospitalar com fantasia e carinho

fabri-1.jpg
SAúDE

Agentes de Endemias de Coronel Fabriciano recebem uniformes

O objetivo é valorizar o trabalho dos profissionais e transmitir credibilidade para as pessoas que recebem os profissionais

Covid
SAúDE

Brasil ultrapassa 467 mil mortes por Covid-19

São Paulo é o estado com mais registro de óbitos

alimentos saudáveis
SAúDE

O papel da nutrição na prevenção do câncer de mama

O dia 19 de outubro é marcado por celebrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, e incentivar ações de conscientização para a população.

para você
Jogo
ESPORTES

Real Madrid e Chelsea empatam em primeiro jogo das semifinais

Para o Chelsea, um empate de 0x0 na próxima quarta-feira garante o clube na final da Champions League

acidente
POLíCIA

Vídeo mostra caminhonete capotando após batida em Fabriciano

Um pedestre quase foi atingido; uma pessoa foi socorrida ao hospital

Rodolffo
FAMOSOS

Cantor sertanejo revela desespero para emplacar música antes do BBB

Ele revelou as dificuldades para ficar entre os principais sucessos do Brasil

arraia
LAZER

Governo de Roraima transmite arraial neste sábado e domingo

Oito quadrilhas se apresentaram em um tablado montado na Praça do Coreto, atrás do Palácio da Cultura, com transmissão ao vivo pela TV ALE e pelo facebook do Governo do Estado