Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Esportes

Boxeadora argelina é desqualificada após laudo médico apontar características intersexuais

Um jornalista francês teve acesso ao documento elaborado por endocrinologistas que examinaram a atleta

05/11/2024 às 12:10 por Redação Plox

A boxeadora argelina Imane Khelif foi excluída das competições da Associação Internacional de Boxe (IBA) devido a um teste de gênero que revelou características intersexuais. O laudo médico, divulgado por um jornalista francês, indica que a atleta possui testículos internos, ausência de útero e um micropênis, além de apresentar cromossomos XY.

(Foto: Reprodução/Instagram/Acervo Pessoal).

O relatório, elaborado em junho de 2023, foi fruto de uma análise realizada em colaboração entre o hospital Kremlin-Bicêtre, na França, e o hospital Mohamed Lamine Debaghine, na Argélia. A investigação médica foi conduzida pelos endocrinologistas Soumaya Fedala e Jacques Young, que diagnosticaram Khelif com uma condição conhecida como deficiência de 5-alfa redutase. Esse distúrbio do desenvolvimento sexual é raro e afeta apenas pessoas com sexo biológico masculino.

Indivíduos com essa condição são geralmente designados como do sexo feminino ao nascer devido à aparência externa dos genitais. Contudo, na adolescência, ocorrem alterações físicas como o desenvolvimento de massa muscular e o aumento de pelos, enquanto características femininas, como seios e menstruação, não se manifestam. Esse foi o caso de Khelif, que desenvolveu essas características ao longo do tempo.

O jornalista Djaffar Ait Aoudia obteve uma cópia do exame completo, que incluiu ressonância magnética confirmando a ausência de útero e a presença de testículos. Além disso, o exame apontou que o “micropênis” da atleta se assemelha a um clitóris aumentado. Um teste cromossômico também revelou que Khelif tem um cariótipo XY, associado ao sexo masculino, enquanto seus níveis de testosterona são típicos desse grupo.

O laudo sugere que Khelif pode ser filha de parentes consanguíneos, o que pode explicar a manifestação da deficiência de 5-alfa redutase. Os médicos recomendaram que ela passasse por um tratamento de correção cirúrgica e terapia hormonal para alinhar sua aparência física à sua identidade de gênero feminina.

A IBA já havia realizado uma avaliação similar em março de 2023, que levou à decisão de desqualificar Khelif das competições femininas.

Compartilhar a notícia

para você
GERAL

Decorador some após receber R$ 35 mil e deixa noiva sem respostas às vésperas do casamento

Empresária de Belo Horizonte contratou profissional para cerimônia em Ouro Preto, mas descobriu que serviços não foram pagos.

educação
EDUCAçãO

Belo Oriente lançou o programa municipal de educação inclusiva EducaTiX

O evento foi realizado na Escola Municipal José Lagares de Lima e contou com a presença do prefeito Hamilton Rômulo

Trabalhador morre após cair em máquina de barro no RN; teve a bacia, parte do braço e do antebraço prensados
EMPREGO

Trabalhador morre após cair em máquina de barro no RN; teve a bacia, parte do braço e do antebraço prensados

Acidente ocorreu durante limpeza de equipamento em cerâmica na zona rural de Mossoró; vítima tinha 40 anos e trabalhava há 15 anos no local

Lucas Lucco
LAZER

Lucas Lucco em parceria inédita com Marília Mendonça

anção faz parte da terceira temporada de “Rolê Diferenciado”, que chega nas plataformas dia 03 de fevereiro trazendo ainda o feat com MC Zaac