Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Comissão de saúde da ALMG discute aumento de casos de AVC em Minas

Audiência pública nesta quarta-feira (6) abordará os impactos do AVC na saúde pública e contará com especialistas e autoridades para debater medidas de prevenção.

05/11/2024 às 14:27 por Redação Plox

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Comissão de Saúde, promoverá uma audiência pública nesta quarta-feira (6), às 10h, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência, com o objetivo de debater o aumento dos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e seu impacto na saúde pública.

Foto: Ricardo Barbosa/ALMG

Aumento dos casos de AVC preocupa autoridades

A audiência, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (Avante), será também uma homenagem ao Dia Mundial do AVC, comemorado em 29 de outubro. De acordo com o parlamentar, o número de casos de AVC tem aumentado significativamente nos últimos anos. Santiago destacou a gravidade das consequências para os pacientes, afirmando: “Muitas pessoas que sofrem AVCs perdem a capacidade de trabalhar e passam a necessitar de familiares e cuidadores. Infelizmente, os procedimentos que poderiam prevenir ou minimizar as sequelas desse problema não estão sendo adequadamente cobertos, gerando impacto significativo nas vidas dessas pessoas."

Para o debate, foram convidados representantes de órgãos de saúde, como a Secretaria de Estado de Saúde, a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, o Ministério Público, além da Federação das Santas Casas de Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do estado.

AVC: segunda doença que mais mata no brasil

Dados da Sociedade Brasileira de Acidente Vascular Cerebral mostram que o AVC é a segunda principal causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo. Estatísticas revelam que cerca de 70% dos pacientes que sobrevivem a um AVC não conseguem retornar ao trabalho, enquanto 50% tornam-se dependentes de cuidados diários.

O AVC, que pode ocorrer em qualquer idade, é resultado do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos que levam sangue ao cérebro, sendo mais comum entre idosos e pessoas com problemas cardiovasculares. No entanto, há um aumento de casos entre jovens, com 10% das ocorrências em pacientes com menos de 55 anos.

Prevenção por meio de hábitos saudáveis

A Organização Mundial de AVC estima que uma em cada seis pessoas terá um AVC ao longo da vida. A entidade recomenda a adoção de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, como medidas preventivas eficazes para reduzir o risco da doença.

A reunião da Comissão de Saúde busca, assim, conscientizar a sociedade e promover estratégias para o combate ao AVC, contribuindo para uma redução dos índices dessa condição que traz consequências graves para a saúde pública.

Compartilhar a notícia

Veja também
s
SAúDE

Água quente: entenda como ela pode beneficiar digestão e metabolismo

Médico norte-americano destaca os efeitos positivos do consumo de água quente para a saúde

SAúDE

Consumo diário de abacaxi traz múltiplos benefícios à saúde

Abacaxi pode melhorar digestão, imunidade e hidratação, saiba mais

live
SAúDE

Fundação São Francisco Xavier e Usiminas alertam em Live sobre cenário e vacinação contra Covid-19

Especialistas se reuniram em uma Live para esclarecer dúvidas, reforçar a importância e desvendar mitos relacionados à vacina

ttt.jpg
SAúDE

Dia D marca ação contra a dengue em Timóteo

Mutirão ocorreu no Macuco, um dos bairros que apresentou elevado percentual de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti

para você
Carteira de Trabalho
EMPREGO

Recoloca Rio Doce tem 234 vagas de emprego para os Vales do Aço, Rio Doce e Mucuri

Oportunidades são direcionadas às empresas contratadas que atuam nas ações de reparação e compensação executadas nos municípios

Universitária é presa acusada de matar quatro pessoas  envenenadas
POLíCIA

Universitária é presa acusada de matar quatro pessoas envenenadas

A promotoria tornou a aluna ré por mortes ocorridas entre janeiro e maio; irmã gêmea e filha de uma vítima também foram detidas sob suspeita de participação

Reunião
POLíTICA

Santana do Paraíso busca recursos junto ao governo de Minas para obras no município

Prefeito fala em ampliar aeroporto, ligar MG-232 à BR-381, equipar Defesa Civil e faz esclarecimento sobre vacinas

Irã x Gales
ESPORTES

Copa do Mundo: Irã vence Gales e assume a vice-liderança do grupo B

Gales teve um jogador expulso no fim do segundo tempo e o Irã marcou os dois gols nos acréscimos