Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Esportes
Copa do Mundo 2026: Brasil cai no Grupo C e estreia contra o Marrocos em 13 de junho
Sorteio da Fifa define 12 grupos do Mundial com 48 seleções; Brasil jogará no Leste dos EUA e, se avançar em primeiro, pode enfrentar segundo colocado do Grupo F, que tem a Holanda como cabeça de chave.
05/12/2025 às 15:58por Redação Plox
05/12/2025 às 15:58
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026 definiu, nesta sexta-feira, em Washington, o caminho inicial das 48 seleções que disputarão o Mundial pela primeira vez neste novo formato. O Brasil caiu no Grupo C e fará sua estreia contra o Marrocos, no dia 13 de junho, um sábado.
Taça da Copa do Mundo
Foto: VI Images via Getty Images
A Seleção Brasileira volta a campo nos dias 19 (sexta-feira) e 24 (quarta-feira) de junho. As partidas da fase de grupos envolvendo o Brasil serão disputadas em cidades do Leste dos Estados Unidos, com possibilidades de sedes em Atlanta, Boston, Miami, Nova York/Nova Jersey e Filadélfia.
Fifa / Divulgação
Foto: VI Images via Getty Images
A abertura da Copa está marcada para 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México, com o duelo entre México e África do Sul. As duas seleções já haviam se encontrado no jogo inaugural do Mundial de 2010.
Definição dos grupos da Copa do Mundo
O sorteio realizado pela Fifa dividiu as seleções em 12 grupos, de A a L. Confira como ficaram as chaves já com algumas vagas ainda pendentes das repescagens:
Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul
Grupo B: Canadá, Catar, Suíça
Grupo C: Brasil, Marrocos
Grupo D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália
Grupo E: Alemanha, Equador
Grupo F: Holanda, Japão
Grupo G: Bélgica, Irã
Grupo H: Espanha, Uruguai
Grupo I: França, Senegal
Grupo J: Argentina, Áustria
Grupo K: Portugal, Colômbia
Grupo L: Inglaterra, Croácia
Se o Brasil terminar a primeira fase na liderança de sua chave, enfrentará o segundo colocado do Grupo F, que tem a Holanda como cabeça de chave.
Formato inédito com 48 seleções
O Mundial de 2026 será o primeiro com 48 participantes, distribuídos em 12 grupos de quatro seleções. A competição será disputada em três países: Estados Unidos, Canadá e México.
Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam ao mata-mata, junto com os oito melhores terceiros colocados, ampliando o número de confrontos de eliminação direta.
O sorteio ocorreu antes da definição de todas as vagas. Ao todo, 42 seleções já estão garantidas. As outras seis serão conhecidas em março, por meio de duas repescagens: uma europeia, com 16 times disputando quatro vagas, e outra intercontinental, com seis equipes brigando por duas vagas.
Tabela completa sai no sábado
A Fifa ainda não divulgou a tabela detalhada da Copa do Mundo de 2026. Horários e sedes específicas de cada jogo permanecem em aberto. A definição será apresentada em transmissão ao vivo no sábado, às 14h (horário de Brasília), com participação de ex-jogadores e especialistas para analisar os confrontos.
Segundo a entidade, a escolha de horários e cidades-sede de cada partida levará em conta os fusos horários dos países envolvidos, buscando oferecer “as melhores condições possíveis para todas as equipes e fãs e, sempre que possível, permitir que torcedores de todo o mundo assistam a suas equipes ao vivo em diferentes fusos horários”.
Como funcionou o sorteio
Os 48 participantes foram distribuídos em quatro potes com 12 seleções cada. No primeiro pote ficaram os três países-sede, que já conheciam seus grupos: México como cabeça de chave do Grupo A, Canadá do Grupo B e Estados Unidos do Grupo D. O pote foi completado com as nove seleções mais bem colocadas no ranking da Fifa.
O ranking também determinou a composição dos potes 2, 3 e 4.
Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália
Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europa A, Repescagem Europa B, Repescagem Europa C, Repescagem Europa D, Repescagem Intercontinental 1, Repescagem Intercontinental 2
Havia uma restrição básica: cada grupo só poderia ter uma seleção por confederação, com exceção da Uefa, que poderia ter até duas seleções no mesmo grupo. A Fifa também determinou que as quatro seleções de melhor ranking fossem distribuídas em lados opostos da chave, de forma alternada: a melhor posição foi para o lado A, a segunda para o B, a terceira para o A e a quarta para o B. Essas seleções são, respectivamente, Espanha, Argentina, França e Inglaterra.
As bolinhas dos países-sede tinham cores diferenciadas: azul para Estados Unidos, verde para México e vermelha para Canadá, enquanto as demais eram brancas. Os anfitriões foram direcionados diretamente aos grupos A, B e D. Em seguida, as outras nove seleções do pote 1 foram distribuídas pelos grupos restantes. Os demais potes seguiram o modelo tradicional, preenchendo de A a L, sempre respeitando as restrições continentais.
Calendário e número de jogos
A Copa do Mundo de 2026 terá 104 jogos. A primeira partida será em 11 de junho, com a seleção do México enfrentando uma das equipes do Grupo A.
O mata-mata começa em 28 de junho, e a final está marcada para 19 de julho de 2026, em Nova Jersey.
Repescagens europeia e intercontinental
As últimas vagas serão definidas nas repescagens. Na Europa, 16 seleções disputam quatro lugares, divididas em quatro caminhos:
Europa A: Itália, Irlanda do Norte, País de Gales, Bósnia
Europa B: Ucrânia, Suécia, Polônia, Albânia
Europa C: Turquia, Romênia, Eslováquia, Kosovo
Europa D: República Tcheca, Irlanda, Dinamarca, Macedônia do Norte
Na repescagem intercontinental, seis seleções brigam por duas vagas:
Intercontinental 1: RD Congo, Jamaica, Nova Caledônia
Intercontinental 2: Bolívia, Suriname, Iraque
Principais datas da Copa do Mundo 2026
Abertura: 11 de junho de 2026, no Estádio Azteca (Cidade do México)
Última rodada da fase de grupos: 27 de junho de 2026
Segunda fase: 28 de junho a 3 de julho de 2026
Oitavas de final: 4 a 7 de julho de 2026
Quartas de final: 9 a 11 de julho de 2026
Semifinais: 14 e 15 de julho de 2026
Disputa do terceiro lugar: 18 de julho de 2026, no Estádio Hard Rock (Miami)
Final: 19 de julho de 2026, no Estádio MetLife (New Jersey/Nova York)
Moeda americana sobe mais de 2% e bolsa recua quase 4% após sinalização de candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência em 2026 frustrar expectativa de chapa Tarcísio–Michelle, em meio a dados de PIB fraco no Brasil e inflação sob controle nos EUA.
Moeda americana sobe mais de 2% e bolsa recua quase 4% após sinalização de candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência em 2026 frustrar expectativa de chapa Tarcísio–Michelle, em meio a dados de PIB fraco no Brasil e inflação sob controle nos EUA.