Esportes

Cruzeiro empata com Botafogo, garante pódio no Brasileirão e vaga na Libertadores

Após abrir 2 a 0 e ceder empate ao Botafogo no Mineirão, Cruzeiro consolida 3º lugar no Brasileiro, assegura vaga na Libertadores de 2025 e reduz pressão para duelo final contra o Santos, enquanto volta as atenções à semifinal da Copa do Brasil diante do Corinthians

05/12/2025 às 10:02 por Redação Plox

Mesmo após abrir 2 a 0 no placar e permitir o empate do Botafogo, o Cruzeiro deixou satisfeitos os torcedores que foram ao Mineirão na noite dessa quinta-feira (4/12). A equipe fez o suficiente para assegurar um lugar no pódio do Campeonato Brasileiro, resultado que foi assimilado de forma positiva pela arquibancada.


O desempenho, especialmente no primeiro tempo e em parte da etapa final, indicava que a vitória era plenamente possível. Ainda assim, uma série de fatores ajudou a amenizar a frustração pelo empate. Entre eles, o desgaste físico acumulado ao longo de um calendário sufocante e o cansaço mental típico de fim de temporada.


Mesmo com erros e gols sofridos, o sistema defensivo estrelado demonstrou solidez

Mesmo com erros e gols sofridos, o sistema defensivo estrelado demonstrou solidez

Foto: Reprodução / Botafogo.


Cruzeiro cumpre meta e redireciona o foco para a Copa do Brasil

Com o principal objetivo de 2025 alcançado — a vaga na próxima edição da Libertadores —, o Cruzeiro volta suas atenções para a semifinal da Copa do Brasil. A partir da próxima quarta-feira (10/12), a equipe, maior campeã do torneio, inicia diante do Corinthians, em Belo Horizonte, a disputa por uma vaga na final.


Contra o Botafogo, nuances importantes explicam por que a torcida tem lotado com frequência o Gigante da Pampulha para ver o time vencer e se manter entre os melhores do país. Belas defesas de Cássio, boas jogadas de Kaio Jorge e o protagonismo de Matheus Pereira se destacaram não só na partida, mas também ao longo da temporada.

Terceiro lugar consolidado e reta final com menos pressão

Em uma análise mais fria, o cenário de chegar à 38ª rodada sem chances de ultrapassar o Palmeiras, vice-líder, e ficar com o terceiro lugar da Série A, atrás apenas do campeão Flamengo, acabou sendo até benéfico. Enfrentar o Santos ainda brigando pelo segundo lugar poderia transformar a despedida do Brasileirão em um momento de maior tensão.


Nesse contexto, a partida na Vila Belmiro teria potencial para deixar o torcedor frustrado, com a sensação de que o clube poderia ter ido além. Em um cenário ainda pior, o Cruzeiro poderia correr o risco de perder o 3º lugar para o Mirassol, o que diminuiria o brilho da campanha e colocaria até a semifinal contra o Corinthians em segundo plano.

Campanha acima das expectativas no Brasileirão

A não ser que aconteça uma catástrofe na Vila Belmiro, com uma goleada vexatória para o Santos, o Cruzeiro deve encerrar o Brasileirão com êxito, superando as expectativas traçadas no início do ano. Diante do contexto, contestar a campanha significa elevar o nível de exigência para além do razoável.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a