Política

Eduardo Bolsonaro declara apoio à candidatura de Flávio à Presidência em 2026

Deputado exalta coragem do irmão, fala em resistência a regime de exceção e diz que Flávio carregará legado político de Jair Bolsonaro na disputa pelo Planalto em 2026

05/12/2025 às 17:46 por Redação Plox

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se manifestou, nesta sexta-feira (5/12), sobre a decisão do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) de disputar a Presidência da República em 2026. Em publicação nas redes sociais, ele afirmou ter recebido a confirmação da candidatura do irmão com sentimentos de admiração, alegria e orgulho.

Flávio e Eduardo Bolsonaro

Flávio e Eduardo Bolsonaro

Foto: Redes sociais


Eduardo exalta Flávio e critica cenário político

No texto divulgado, Eduardo Bolsonaro afirma que o atual cenário político do país exige coragem e destaca que Flávio decidiu concorrer mesmo ciente dos riscos e das pressões de uma campanha nacional. Segundo o deputado, o irmão poderia ter optado por um caminho considerado “mais simples”, mas preferiu enfrentar o que ele chama de “regime de exceção”.

Ele defende que o senador vai carregar o legado político do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e que sua candidatura simboliza resistência ao que define como um avanço da tirania sobre a nação. No texto, Eduardo enfatiza que o irmão assume um “desafio gigantesco” ao se colocar como nome do grupo para a disputa presidencial.

Para o parlamentar, Flávio será responsável por representar eleitores que se sentem cerceados pelo atual ambiente político e institucional, apresentando-se como uma espécie de porta-voz dos ideais associados ao bolsonarismo. Segundo ele, o senador erguerá a bandeira dos princípios defendidos por Jair Bolsonaro e dará rosto a uma agenda que associa esperança à resistência política.

Flávio confirma candidatura após indicação de Jair Bolsonaro

A manifestação de Eduardo ocorre após Jair Bolsonaro informar a aliados que Flávio será o candidato do grupo político na eleição presidencial de 2026. É a primeira vez que o ex-presidente indica formalmente um nome da própria família para a disputa pelo Palácio do Planalto.

Horas depois da movimentação de bastidores, Flávio Bolsonaro confirmou publicamente, nas redes sociais, que aceitou ser o nome do grupo para a corrida presidencial.

Confirmo a decisão de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação

Flávio Bolsonaro

Interlocutores do núcleo político de Jair Bolsonaro avaliam que o senador tende a ganhar força à medida que intensificar agendas pelo país e se consolidar como postulante ao Planalto. O ex-presidente também vê como trunfo a capacidade de articulação de Flávio com governadores alinhados ao bolsonarismo, como Tarcísio de Freitas, em São Paulo, e Cláudio Castro, no Rio de Janeiro.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a