Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Famosos
Luciano Huck pede que indígenas escondam celulares em gravação e vídeo gera críticas
Bastidores com indígenas da aldeia Kuikuro, no Xingu, mostram apresentador orientando que apenas quem estivesse com roupas tradicionais aparecesse nas cenas, levantando acusações de estereótipo e romantização da cultura indígena
05/12/2025 às 15:20por Redação Plox
05/12/2025 às 15:20
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O apresentador Luciano Huck se tornou alvo de críticas nas redes sociais após a divulgação de um vídeo em que pede a indígenas que escondam celulares durante gravações realizadas na aldeia Kuikuro, no Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, durante visita com a cantora Anitta.
Luciano Huck visita aldeia indígena
Foto: Reprodução: instagram
Nas imagens dos bastidores, Huck solicita que indígenas que não estivessem com roupas tradicionais se afastassem e orienta para que os aparelhos celulares não aparecessem nas filmagens, sob o argumento de que não combinariam com a “cultura original”.
É o seguinte: a gente está cheio de câmera. Quanto mais celular de vocês aparece, acho que menos é a cultura de vocês. Quanto mais a gente conseguir preservar as nossas cenas sem celular. Porque assim, quando aparece vocês de celular, acho que mexe na cultura original. Quando tiver gravando, se vocês puderem “segurar” o celular, quem tiver que ver, valoriza mais vocês. Se puder falar isso para o povo, é bom.
Luciano Huck, no Parque Indígena do Xingu
Vídeo antigo ganha repercussão nas redes
A gravação foi feita em agosto deste ano, mas só viralizou nesta semana, após ser compartilhada por diversos perfis que criticaram a postura do apresentador. As reações incluíram acusações de que a fala reforça uma visão estereotipada sobre os povos indígenas e sua relação com a tecnologia.
Críticas de político e internautas
Entre os que se manifestaram está o vereador Fernando Holiday (PL-SP), que publicou em seu perfil no X uma crítica à atitude do apresentador. Outros usuários da plataforma também reagiram, defendendo que seja mostrado ao público que indígenas do Xingu fazem uso de celulares e outros recursos modernos, como forma de combater preconceitos e a imagem idealizada do “índio puro”.
Nas redes, houve ainda comentários apontando que decisões como a de restringir a aparição de celulares em cenas com indígenas contribuiriam para reforçar visões romantizadas e distantes da realidade contemporânea dos povos originários, tratando-os como personagens estáticos em vez de sujeitos de direitos que convivem com tecnologias e mudanças sociais.
Moeda americana sobe mais de 2% e bolsa recua quase 4% após sinalização de candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência em 2026 frustrar expectativa de chapa Tarcísio–Michelle, em meio a dados de PIB fraco no Brasil e inflação sob controle nos EUA.
Moeda americana sobe mais de 2% e bolsa recua quase 4% após sinalização de candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência em 2026 frustrar expectativa de chapa Tarcísio–Michelle, em meio a dados de PIB fraco no Brasil e inflação sob controle nos EUA.