Extra

Vilhena passa a oferecer remédio Mounjaro de graça para obesidade grave na rede pública

Programa municipal em Rondônia inicia em 15 de dezembro, prevê atendimento inicial a cerca de 80 pacientes com IMC acima de 40 e doenças associadas, e inclui acompanhamento multiprofissional para redução de peso e de riscos cardiovasculares

05/12/2025 às 17:58 por Redação Plox

O município de Vilhena (RO) vai passar a oferecer gratuitamente o medicamento Mounjaro (tirzepatida) para pacientes com obesidade grave. A primeira fase do programa, que será lançada em 15 de dezembro, prevê o atendimento de cerca de 80 moradores já acompanhados pelas unidades básicas de saúde.

Município passa a disponibilizar gratuitamente o medicamento Mounjaro para tratamento de pessoas com obesidade

Município passa a disponibilizar gratuitamente o medicamento Mounjaro para tratamento de pessoas com obesidade

Foto: Foto: divulgação Lilly


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, poderão participar pessoas com índice de massa corporal (IMC) acima de 40, além de pacientes com diabetes ou hipertensão. O tratamento incluirá acompanhamento multiprofissional, com médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos, para incentivar mudanças de hábitos e reduzir o risco de doenças como infarto, AVC e complicações do diabetes.

Como funciona o medicamento Mounjaro

O Mounjaro foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em junho deste ano para o tratamento da obesidade. A medicação atua no controle da glicose e na redução de peso, sendo a primeira capaz de agir ao mesmo tempo nos receptores de dois hormônios relacionados ao apetite.

Quem pode ter acesso ao programa

Para participar, os moradores devem procurar a unidade básica de saúde de referência no município e atualizar seus dados cadastrais. Somente pacientes que se enquadram nos critérios clínicos definidos pela Secretaria de Saúde poderão iniciar o uso do medicamento.

Custo do Mounjaro fora da rede pública

Fora do programa municipal, o Mounjaro tem custo elevado. A aplicação de 2,5 mg custa, em média, R$ 1.907,29. Já o valor da versão de 5 mg ainda não foi divulgado.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a