Carnaval: saiba o que abre e fecha no comércio do Vale do Aço
Em Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo, a principal exceção é a segunda-feira (16/2), Dia do Comerciário; já o comércio lojista com horário especial fecha também na terça (17/2) e na quarta (18/2).
06/02/2026 às 07:49por Redação Plox
06/02/2026 às 07:49
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O Carnaval não é considerado feriado nacional, e por isso o comércio alimentício de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo vai funcionar normalmente durante o período, com uma exceção: a segunda-feira (16), quando se celebra o Dia do Comerciário, data em que esses estabelecimentos permanecem fechados.
A determinação está prevista nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) firmadas entre o Sindcomércio Vale do Aço, que representa os empresários do comércio, e os sindicatos dos empregados Seci e Secteo
Foto: Divulgação
Setores que abrem e fecham durante o Carnaval
Além de supermercados, padarias e outros pontos de venda de alimentos, lojas de materiais de construção, autopeças e empresas que normalmente não aderem ao horário especial também suspendem as atividades apenas na segunda-feira (16/2). Nessa mesma data, os shoppings centers do Vale do Aço também não abrem as portas.
A determinação está prevista nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) firmadas entre o Sindcomércio Vale do Aço, que representa os empresários do comércio, e os sindicatos dos empregados Seci e Secteo
Foto: Divulgação
Já o comércio lojista que adotou horário especial de funcionamento no período de Natal e em outras datas comemorativas de 2025 seguirá uma regra mais rígida: essas lojas não funcionarão na segunda-feira (16/2), na terça-feira de Carnaval (17/2) e na quarta-feira de Cinzas (18/2). A determinação está prevista nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) firmadas entre o Sindcomércio Vale do Aço, que representa os empresários do comércio, e os sindicatos dos empregados Seci e Secteo.
Orientação para planejamento de empresários e consumidores
O presidente do Sindcomércio Vale do Aço e vice-presidente da Fecomércio MG, José Maria Facundes, recomenda que empresários e clientes se antecipem na organização para o período de Carnaval.
A principal recomendação é o planejamento antecipado, tanto para as compras quanto para a organização das atividades comerciais, sempre respeitando o que foi definido em convenção coletiva
José Maria Facundes
O assessor jurídico do Sindcomércio Vale do Aço, Emmanuel Franco, reforça a interpretação das regras definidas nas CCTs ao explicar que as lojas que estenderam o expediente em dezembro e em outras datas comemorativas de 2025 terão uma compensação de jornada nos dias seguintes ao Carnaval. Segundo ele, no Vale do Aço, no que se refere ao comércio, esses estabelecimentos encerram as atividades no sábado, às 13h, e os empregados folgam nos dias subsequentes, em razão das horas extras trabalhadas no fim de ano.
As Convenções Coletivas de Trabalho podem ser consultadas no site do Sindcomércio Vale do Aço (www.sindcomerciova.com.br). Para esclarecimento de dúvidas e mais informações, o atendimento também é feito pelo WhatsApp, no número (31) 98261-2728.