Magno Malta pede à CPI do Crime Organizado convocação de Marcola, Marcinho VP e Beira-Mar
Senador do PL protocolou três requerimentos para ouvir líderes ligados ao PCC e ao Comando Vermelho e afirma que o crime organizado ameaça a segurança nacional
06/02/2026 às 08:58por Redação Plox
06/02/2026 às 08:58
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Nesta quinta-feira (5), o senador Magno Malta (PL) protocolou três requerimentos para que a CPI do Crime Organizado convoque os criminosos conhecidos como Marcola, Marcinho VP e Fernandinho Beira-Mar para depor.
Magno Malta
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
De acordo com o parlamentar, a presença das lideranças do crime organizado é essencial para que a comissão obtenha informações diretamente na fonte e consiga dimensionar melhor a atuação dessas facções no país.
A CPI tem o dever constitucional de esgotar todas as vias para compreender a real dimensão da ameaça que o crime organizado representa para a segurança nacional – disse o senador.
senador Magno Malta
Senador mira lideranças de facções criminosas
Os pedidos de convocação têm como alvo três dos nomes mais conhecidos do crime organizado no Brasil. Marcola é apontado como líder do PCC (Primeiro Comando da Capital), enquanto Marcinho VP e Fernandinho Beira-Mar são citados por suas ligações com o Comando Vermelho (CV).
As informações sobre os requerimentos apresentados por Magno Malta foram divulgadas pela coluna de Paulo Cappelli, do portal Metrópoles.