Presidente da Amapá Previdência é alvo de operação da PF por suspeita de irregularidades
Investigação apura aplicação de cerca de R$ 400 milhões em letras financeiras do Banco Master e cumprimento de mandados ocorreu em Macapá nesta sexta (6).
06/02/2026 às 11:02por Redação Plox
06/02/2026 às 11:02
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Indicado político do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para a presidência da Amapá Previdência (Amprev), Jocildo Silva Lemos é um dos alvos de operação da Polícia Federal (PF) que apura suspeitas de irregularidades na gestão de recursos destinados à aposentadoria de servidores estaduais do Amapá.
Davi Alcolumbre, presidente do Senado
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
A ofensiva foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (6), em Macapá, e atinge integrantes da cúpula do órgão previdenciário. A PF cumpre quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal no Amapá.
Investimento milionário em letras financeiras do Banco Master
O centro da investigação é a aplicação de cerca de R$ 400 milhões, em 2024, em letras financeiras do Banco Master. O valor corresponde a aproximadamente 4,7% do patrimônio líquido da previdência estadual, administrada pela Amprev.
A autarquia é responsável pela gestão dos recursos previdenciários de aposentados e pensionistas do Estado e reúne cerca de 4.704 beneficiários. O volume aplicado em um único ativo financeiro é um dos pontos de atenção dos investigadores.
Alvos incluem presidente e membros do comitê de investimentos
Além de Jocildo Silva Lemos, a operação mira dois integrantes do comitê de investimentos da Amprev: Jackson Rubens de Oliveira e José Milton Afonso Gonçalves. Mandados de busca também foram cumpridos na sede da própria instituição previdenciária.
Jocildo foi nomeado presidente da Amprev pelo governador do Amapá, Clécio Luís, após indicação política do senador Davi Alcolumbre. Em 2024, durante um evento institucional, o gestor reconheceu publicamente a participação do parlamentar em sua chegada ao comando da autarquia.
Eu faço um agradecimento especial ao governador Clécio Luis, que fez a nomeação, e sobretudo ao senador Davi Alcolumbre, que me convidou para ser o presidente da Amapá Previdência – Jocildo Silva Lemos
PF mantém inquérito em andamento e citados não se manifestam
A Polícia Federal informou que o inquérito segue em andamento e que novas diligências poderão ser realizadas no curso das investigações. Até a última atualização, as defesas dos envolvidos não haviam se manifestado.