Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Anabolizantes triplicam risco de infarto e causam outras doenças cardíacas

Estudo com mais de mil homens na Dinamarca revela que uso dessas substâncias pode provocar arritmias, tromboembolismo e até morte súbita

06/04/2025 às 14:10 por Redação Plox

Uma pesquisa dinamarquesa publicada em fevereiro no renomado periódico científico

Circulation revelou dados alarmantes sobre os riscos cardíacos associados ao uso de esteroides anabolizantes androgênicos. Segundo o estudo, essas substâncias triplicam a chance de infarto do miocárdio e estão relacionadas ao aumento significativo de outras doenças cardiovasculares.

Imagem Foto: Pixabay

De acordo com os pesquisadores, os anabolizantes — hormônios sintéticos que imitam a testosterona e são usados para ganhar massa e força muscular — também aumentam a incidência de tromboembolismo venoso, arritmias, cardiomiopatia e insuficiência cardíaca. No caso da cardiomiopatia, o risco identificado foi nove vezes maior entre os usuários.


Para obter esses resultados, os cientistas analisaram 1.189 homens que foram flagrados em exames de doping entre 2006 e 2018, comparando os dados com os de aproximadamente 60 mil homens da população geral da Dinamarca. Embora já se soubesse dos perigos ao coração, o diferencial da pesquisa foi a avaliação a longo prazo dos impactos.


O cardiologista Eduardo Segalla, do Hospital Israelita Albert Einstein, explicou que o uso dessas substâncias afeta diretamente o sistema cardiovascular, promovendo inflamações, estresse oxidativo, rigidez dos vasos e aceleração da aterosclerose coronariana. Além disso, altera o perfil lipídico, elevando o colesterol LDL (ruim) e reduzindo o HDL (bom).


Esses fatores colaboram para o surgimento de eventos cardiovasculares súbitos e graves, como infarto agudo do miocárdio, arritmias e até acidente vascular cerebral (AVC), devido ao envelhecimento acelerado das artérias.


Outro impacto significativo observado é a hipertrofia do músculo cardíaco, o que prejudica a capacidade de bombeamento e relaxamento do coração. Isso pode levar à disfunção do miocárdio, cardiomiopatias hipertróficas, insuficiência cardíaca e até morte súbita.


Apesar da ausência de dados sobre a duração do uso dos anabolizantes, os pesquisadores alertam que mesmo pequenas doses são capazes de causar danos à saúde. Entre os efeitos colaterais relatados estão hepatite medicamentosa, infertilidade, impotência sexual e transtornos de ansiedade.


No Brasil, desde abril de 2023, o Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu o uso de esteroides anabolizantes com fins estéticos ou para melhoria de desempenho esportivo. A resolução se baseia justamente nos potenciais riscos que mesmo doses terapêuticas representam, além da carência de estudos científicos que comprovem a segurança e eficácia dessas substâncias.


Compartilhar a notícia

Veja também
sandra-harvard.jpg
SAúDE

Doutora Sandra Morais fala da especialização em Harvard

A especialista afirma que hoje se sente muito mais preparada para trabalhar com a face,

Brasil mantém uso de aditivo banido na Europa e reacende debate
SAúDE

Brasil mantém uso de aditivo banido na Europa e reacende debate

Anvisa decide manter o dióxido de titânio em alimentos, apesar de proibição na União Europeia e críticas de especialistas

médico
SAúDE

Saúde do Homem: saiba os cuidados preventivos para uma melhor qualidade de vida

Clínico da Atenção Primária da Usisaúde explica a importância de realizar o acompanhamento médico periódico

sasas
SAúDE

Belo Horizonte enfrenta primeiras mortes por dengue em 2024

Duas vítimas, com comorbidades, foram registradas nas regiões da Pampulha e Barreiro; casos de dengue aumentam 49% em uma semana

para você
Foto: Pedro Souza / Atlético
ESPORTES

Com duas derrotas em dois jogos, Galo de Coudet iguala pior inicio na Libertadores

De acordo com o levantamento realizado pela Plox, o alvinegro perdeu os dois primeiros jogos na Fase de Grupos do principal torneio da América do Sul foi em 2015 e 2019

Fecomércio MG na Rua movimenta Caratinga com atrações gratuitas e show do Jeito Moleque
LAZER

Fecomércio MG na Rua movimenta Caratinga com atrações gratuitas e show do Jeito Moleque

Evento gratuito reúne saúde, lazer, capacitação e programação cultural de 5 a 8 de junho na Praça Cesário Alvim

uliçuioço.jpg
GERAL

Em 15 dias, casos confirmados de Covid-19 dobraram em Ipatinga

Reportagem do PLOX conversou com a Administração Municipal e com a população sobre os números registrados nos últimos dias

capota
POLíCIA

Vídeo: carro capota de morro por falha no freio

O condutor e o passageiro ficaram levemente feridos