Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Ipatinga irá realizar cerca de mil testes rápidos para Covid-19 nesta semana

Prefeitura diz que testes rápidos para Covid-19 realizados no município são aprovados por grandes entidades do setor laboratorial

06/07/2020 às 21:04 por Redação Plox

A Secretaria de Saúde de Ipatinga irá realizar esta semana cerca de mil testes rápidos no município para identificar contágios por Covid-19. A testagem será feita em pacientes que já completaram o 10° dia de sintomas e que foram previamente agendados nas Unidades Básicas de Saúde no ato do atendimento. Serão testados ainda profissionais que atuam na linha de frente da pandemia e que se expõem diariamente ao vírus, além de familiares de pacientes que foram a óbito em decorrência de complicações da Covid-19. 

“Quando o município destina os testes para determinados grupos de pessoas é para entender a circulação do vírus, como ele se comporta e qual o impacto na saúde pública. Os testes rápidos ajudam na tomada de decisões importantes para as saúdes física e econômica do município”, disse Fabiana Figueiredo, referência técnica do Departamento de Atenção Básica. 

IMG 9796 Foto: Divulgação/Ipatinga

 

Testes rápidos

Muito se questiona sobre a eficácia e eficiência dos resultados dos testes rápidos atualmente realizados em todo o país. De acordo com a administração de Ipatinga, em recente pesquisa realizada pelo Programa de Avaliação de Kits de Diagnóstico para Covid-19, composto por grandes laboratórios com atendimento hospitalar, o tipo de teste rápido utilizado pelo município obteve o melhor resultado para identificar e especificar anticorpos para o Coronavírus.

IMG 0074 Foto: Divulgação/PMI

 

O teste rápido, quando realizado, tem o objetivo de medir a reação do organismo à presença do vírus. Algumas pessoas irão produzir quantidade maior de anticorpos e, outras, menor, o que irá influenciar no resultado: quanto maior o número de anticorpos, maior é a chance de um resultado ser fiel. 

Fabiana Figueiredo explica que para que o organismo produza anticorpos é necessário um tempo aproximado de oito dias, a chamada janela imunológica. “Neste período, os anticorpos ainda não estão em quantidade suficiente para a doença ser detectada no teste rápido. Por isso, a recomendação é que ele seja realizado a partir do 10° dia de sintoma do paciente”, explica a referência técnica. 

Sensibilidade e especificidade

Diversos fatores influenciam os testes, tais como a sensibilidade e especificidade, além da condição do paciente. Resultados negativos indicam que o paciente não tem anticorpos contra a Covid-19. Já os resultados positivos indicam que a pessoa teve contato recente com o vírus ou que já teve a Covid-19 e está se recuperando ou já se recuperou, uma vez que indicam a presença de anticorpos. 

“Se o teste apresentou resultado positivo, ele tem uma capacidade de identificação (sensibilidade) de anticorpos de 90,6% e uma especificidade, ou seja, capacidade de identificar o anticorpo específico do Coronavírus de 99,2%. Já o falso positivo pode acontecer em qualquer tipo de exame, até mesmo o de sangue, porque às vezes o teste rápido pode detectar outro tipo de Coronavírus que não a Covid-19”, explicou Fabiana. 

A recomendação das autoridades em saúde é que aquelas pessoas que testaram positivo para a Covid-19 e que necessitam conviver com outras pessoas dentro de casa se protejam o máximo possível, mantendo rigorosa higienização, utilização de máscaras, separação de vasilhames e outros utensílios pessoais. 

“Os testes são recomendados em casos sintomáticos ou para analisar o comportamento do vírus. Às vezes a pessoa assintomática quer realizar o teste apenas por curiosidade, mas não há efetividade nenhuma neste tipo de testagem para fins de diagnóstico. O recomendado ainda são os cuidados para a prevenção, até porque não existe um estudo comprovado de imunidade para a Covid-19 para aqueles pacientes que testaram positivo para a doença”, finalizou Fabiana Figueiredo, referência técnica do Departamento de Atenção Básica de Ipatinga.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
Febre maculosa mata duas pessoas em Caeté e prefeitura emite alerta
SAúDE

Febre maculosa mata duas pessoas em Caeté e prefeitura emite alerta

Funed confirmou as causas das mortes; município da Grande BH reforça cuidados com carrapatos

ttt.jpg
SAúDE

Dia D marca ação contra a dengue em Timóteo

Mutirão ocorreu no Macuco, um dos bairros que apresentou elevado percentual de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti

Estudo aponta que homens em relações estáveis usam menos preservativo
SAúDE

Estudo aponta que homens em relações estáveis usam menos preservativo

Pesquisa aponta que só 13,4% dos heterossexuais que moram com a parceira utilizam preservativo com frequência; dados acendem alerta para ISTs

Procedimento estético termina em morte e clínica é interditada no RJ
SAúDE

Procedimento estético termina em morte e clínica é interditada no RJ

Fabiana dos Santos, de 42 anos, passou mal após aplicações estéticas e morreu dias depois; local funcionava sem autorização da Vigilância Sanitária

para você
Confiança da construção cresce 5,2 pontos em junho, diz FGV
ECONOMIA

Confiança da construção cresce 5,2 pontos em junho, diz FGV

Com alta, índice chegou a 92,4 pontos, em escala de zero a 200

POLíCIA

Polícia recupera motocicletas furtadas e prende dois suspeitos em Timóteo

Foram recuperados dois veículos, uma Honda CG150 FAN, de cor vermelha, e uma Honda CG 160 FAN, de cor prata.

Com carreira no pornô, Dread Hot defende prostituição: 'É digno', afirma atriz
EMPREGO

Com carreira no pornô, Dread Hot defende prostituição: 'É digno', afirma atriz

Atriz pornô Vitória Schwarzelühr, conhecida como Dread Hot, rebate críticas e fala sobre etarismo na indústria e saúde mental

capa
FAMOSOS

Neymar Jr. e Bruna Biancardi revelam o sexo do bebê em evento familiar

Esta será a segunda experiência de Neymar como pai