Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Mudança em vista: Ministra do turismo Daniela Carneiro prestes a deixar o cargo

Carta de demissão pode ser apresentada ainda nesta quinta-feira ao presidente Lula.

06/07/2023 às 11:16 por Redação Plox

A atual ministra do Turismo, Daniela Carneiro, parece ter seus dias contados no cargo. Há informações de que Carneiro pode submeter sua carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, dia 6 de julho. A ministra tem enfrentado pressão do partido União Brasil para que desocupe o cargo.

Esforços do Marido

Waguinho Carneiro, marido de Daniela e atual prefeito de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, esteve na capital federal fazendo lobby pela permanência de sua esposa no Ministério do Turismo. Entretanto, suas tentativas parecem ter sido em vão, já que o União Brasil tem pressionado fortemente pela troca de comando no ministério.

 

Reprodução

Contexto da Nomeação de Daniela

Daniela Carneiro foi nomeada ministra como uma espécie de retribuição de Lula ao apoio que ela e seu marido deram durante a campanha presidencial. Eles tiveram um papel significativo no apoio de áreas estratégicas, como a Baixada Fluminense e entre o público evangélico, onde o bolsonarismo tinha forte presença.

Possível Sucessor e Reações

Deputado Celso Sabino, filiado ao União Brasil pelo estado do Pará, é visto como o favorito para assumir o cargo de Ministro do Turismo. Ele foi saudado pelos colegas do Congresso como o futuro ministro. Em resposta, Sabino declarou, "Se a missão me for incumbida, terei máximo empenho".

Tensão entre Partidos e Possíveis Desdobramentos

Embora o casal Carneiro fosse afiliado ao União Brasil no momento das eleições, a nomeação de Daniela nunca foi bem recebida pela bancada do partido. Agora, com Waguinho mudando-se para o Republicanos e Daniela com um pedido pendente de desfiliação do União Brasil no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o casal busca compensações para o seu grupo político.

Um dos pedidos é que Daniela seja nomeada como uma das vice-líderes do governo na Câmara. Porém, esse cenário parece incerto, já que se o TSE não aprovar a desfiliação de Daniela, ela pode ficar sem apoio da bancada do seu partido para assumir a vice-liderança.

Além disso, o União Brasil tem demonstrado resistência em alinhar-se com o governo em algumas propostas, contando com membros como o senador Sérgio Moro, que desempenhou um papel crucial na condenação de Lula durante os processos da Operação Lava-Jato.

Comentários da Ministra e Defesa do Marido

Daniela Carneiro expressou sua insatisfação com a situação, dizendo "*Uma ora você se encontra com a maldade*". Por outro lado, Waguinho Carneiro mostrou-se defensor de sua esposa e criticou a falta de apoio, afirmando que Padilha "não tem sensibilidade".

Futuro de Daniela Carneiro

Caso seja confirmada a saída de Daniela Carneiro do Ministério do Turismo, ela poderá retornar ao seu mandato parlamentar, uma vez que foi a mulher mais votada para deputada federal no estado do Rio de Janeiro. No entanto, seu futuro político e alinhamento partidário permanecem incertos, dependendo das decisões do TSE e das negociações políticas em curso.

Efeito nos Votos do Governo na Câmara

O cargo de ministro do Turismo é visto como estratégico para o União Brasil, um partido que o governo busca atrair para aumentar sua base de apoio no Parlamento. A saída de Daniela Carneiro e a possível nomeação de Celso Sabino poderiam ser passos calculados para consolidar apoio entre os parlamentares e avançar com a agenda do governo.

 

 

 

 

 

Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: Divulgação/TSE
POLíTICA

Saiba quem são os dez candidatos ao governo de Minas

Candidatos já estão em campanha pelas cidades mineiras

IMG_20190730_162358870.jpg
POLíTICA

Juiz decide manter prisão dos quatro investigados de invasão a celulares de autoridades

Suspeitos vão continuar detidos até quinta-feira (1º), quando se encerra o prazo da prisão temporária

50.jpg
POLíTICA

Em visita ao Plox, ex-prefeitos de Fabriciano contestam acusação de rombo na PREVCEL

As irregularidades apontadas pela auditoria são referentes às três últimas gestões municipais

STF amplia número de condenados pelos atos de 8 de janeiro
POLíTICA

STF amplia número de condenados pelos atos de 8 de janeiro

Com mais 63 réus sentenciados, total de condenações ultrapassa 480; penas chegam a 17 anos de prisão

para você
POLíCIA

PM cerca beco e prende suspeitos de tráfico de drogas em Ipatinga

A ação ocorreu dentro da operação "PMMG 250 Anos – Pré-Carnaval Seguro", que busca reforçar a segurança na cidade.

Atlético-MG
ESPORTES

Com polêmica, Atlético-MG perde para o Flamengo fora de casa

Galo reclamou de um pênalti não marcado pela arbitragem no começo do jogo

pele
ESPORTES

Pelé é internado após falha em tratamento de câncer

"Não tem surpresa, nem emergência”, disse Kely Nascimento, filha do ex-jogador, no Instagram

 Foto: Coca-Cola / Divulgação
EMPREGO

Coca-Cola Amplia Quadro de Funcionários em Cidades Mineiras com Diversas Oportunidades

Os interessados em se candidatar às vagas abertas pela Coca-Cola FEMSA Brasil podem realizar suas inscrições através de um link disponibilizado pela empresa ou acessando o perfil da Coca-Cola no LinkedIn.