Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Governador empossa novo secretário de Educação de Minas Gerais

Ex-titular da Educação em SP e PA, Rossieli chega ao governo mineiro com histórico de gestão em políticas públicas e melhoria nos indicadores educacionais

06/08/2025 às 15:00 por Redação Plox

Durante uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (6/8) na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o governador Romeu Zema oficializou a posse de Rossieli Soares como novo secretário de Estado de Educação de Minas Gerais. Ele substitui Igor de Alvarenga, que estava à frente da pasta.


Imagem Foto: Divulgação/Agência Minas

Na solenidade, Zema destacou a trajetória recente da Secretaria de Educação do estado, reconhecendo a atuação de Júlia Sant’Anna, que iniciou os trabalhos em 2019, e de Igor de Alvarenga, que deu continuidade às ações. O governador ressaltou os avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), na alfabetização e em outros indicadores importantes. $&&$“Nada melhor do que a continuidade. Nós temos procurado melhorar aquilo que sempre existiu”$, afirmou.

Ao ser empossado, Rossieli Soares compartilhou sua expectativa com a nova missão, evidenciando o compromisso com a qualidade e a permanência dos alunos nas escolas. $&&$“É um prazer poder fazer parte do time da educação mineira. Nossa expectativa é continuar desenvolvendo com qualidade o que é um pilar: as pessoas na escola, com o que nossas crianças e jovens precisam”$, declarou.

Com 46 anos, Rossieli tem formação em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e mestrado em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Sua carreira inclui passagens expressivas por gestões educacionais de diversos estados e pela esfera federal.


Em 2016, ele assumiu a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e chegou a comandar o ministério em 2018, liderando políticas voltadas à alfabetização, avaliação e à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em parceria com estados e municípios.


Entre 2012 e 2016, Rossieli esteve à frente da Secretaria de Educação do Amazonas, onde expandiu o ensino integral para áreas do interior e implantou a primeira escola pública bilíngue português-japonês do Brasil.


Na sequência, assumiu a Secretaria de Educação de São Paulo, cargo que ocupou de 2019 a 2022. Nesse período, destacou-se pela reabertura das escolas em meio à pandemia, pela maior expansão do ensino integral da história paulista e pela conquista do melhor Ideb nacional nos anos finais do ensino fundamental. A gestão também entregou 209 creches e destinou R$ 3 bilhões diretamente a mais de 5 mil escolas através do Programa Dinheiro Direto na Escola Paulista.


Mais recentemente, de 2023 a 2025, esteve à frente da Secretaria de Educação do Pará. O estado alcançou o maior avanço do país no Ideb do ensino médio, saltando da 26ª para a 6ª posição. Também foi responsável pela criação do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb) e pela execução do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), que investiu mais de R$ 190 milhões diretamente nas instituições escolares.


Além disso, Rossieli atuou como conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) e foi vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), acumulando uma experiência nacional que agora chega ao serviço da educação em Minas Gerais.


Compartilhar a notícia

para você
ESPORTES

Goleiro Cássio comemora 37 anos com bolo do Cruzeiro

Primeiro reforço da era Pedrinho celebra aniversário com homenagem especial da esposa e nova temática celeste

Auxílio Brasil
ECONOMIA

Auxílio Brasil começa a ser pago na próxima semana

Novo benefício social do Governo Federal substituiu o Bolsa Família

capa.jpg
GERAL

Bode que dá leite chama atenção de moradores do Vale do Aço

"Um amigo meu tomou e disse que o leite é milagroso”, assegura proprietário

Sem preencher vagas, setor supermercadista de BH cogita contrato por hora
EMPREGO

Sem preencher vagas, setor supermercadista de BH cogita contrato por hora

Com mais de 35 mil postos em aberto, supermercados da capital mineira discutem nova forma de contratação para atrair jovens e flexibilizar jornadas