Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Homens também sofrem com problemas no assoalho pélvico

Disfunções na musculatura pélvica afetam urina, ereção e intestino, e ainda são pouco reconhecidas pelos homens

06/09/2025 às 11:40 por Redação Plox

A saúde do assoalho pélvico costuma ser associada às mulheres, especialmente por conta das alterações provocadas pela gravidez, parto ou menopausa. No entanto, essa estrutura também é fundamental para o bem-estar dos homens, sendo responsável por dar suporte à bexiga, à uretra, ao reto e à próstata.


Imagem Foto: FREPIK

Os sinais de que algo não vai bem nessa musculatura podem surgir de forma sutil, mas comprometem significativamente a qualidade de vida masculina. Entre os sintomas mais comuns estão escapes involuntários de urina, dor ao ejacular ou durante a ereção, dificuldade para começar ou manter o fluxo urinário, sensação de evacuação incompleta e constipação intestinal.


De acordo com o urologista Leonardo Borges, do Hospital Israelita Albert Einstein, “a musculatura do assoalho pélvico é essencial para a continência urinária e fecal, além de estar diretamente ligada à função erétil, ejaculatória e ao bom funcionamento intestinal”. Ele alerta que o enfraquecimento, a rigidez excessiva ou a falta de coordenação dos músculos pélvicos pode gerar sintomas incômodos e persistentes.


"Quando a musculatura está enfraquecida, tensa demais ou descoordenada, surgem sintomas que podem comprometer seriamente a qualidade de vida do homem", afirma Borges.

Uma pesquisa publicada no Journal of Women’s & Pelvic Health Physical Therapy confirmou a falta de conhecimento masculino sobre o tema. No estudo, 32% dos 479 participantes, com idades entre 25 e 34 anos, relataram algum grau de disfunção urinária — muitas vezes sem relacionar isso ao assoalho pélvico.


Grande parte dos distúrbios ocorre por desequilíbrios musculares. Em alguns casos, os músculos ficam frouxos, como em pacientes que passaram por cirurgia de próstata. Em outros, ficam excessivamente tensionados, resultado comum do sedentarismo, estresse crônico, má postura ou esforços repetitivos de alto impacto.


O diagnóstico parte da avaliação clínica, incluindo a anamnese e exame físico. Se necessário, o médico pode solicitar exames como ultrassonografia da pelve, estudo urodinâmico ou ressonância magnética para identificar com precisão o tipo de disfunção.


O tratamento é multidisciplinar, exigindo a colaboração entre urologistas e fisioterapeutas especializados. A fisioterapia pélvica masculina é uma das principais ferramentas nesse processo, promovendo tanto o fortalecimento quanto o relaxamento da musculatura, de acordo com a necessidade de cada paciente. Borges destaca: “Quanto mais cedo for iniciado, melhores os resultados. O segredo está em identificar corretamente o tipo de disfunção, o que exige uma avaliação especializada”.


Há também medidas preventivas simples, que ajudam a manter a saúde dessa região. Evitar reter urina por longos períodos, tratar constipações crônicas, corrigir a postura, fazer pausas após permanecer muito tempo sentado, manter o peso corporal equilibrado e evitar carregar peso em excesso são atitudes que fazem diferença no dia a dia.


A conscientização sobre a importância do assoalho pélvico para os homens ainda é baixa, mas essencial para garantir uma vida mais saudável, livre de desconfortos e com melhor desempenho nas funções urinárias, intestinais e sexuais.


Compartilhar a notícia

Veja também
crédito-pixabay.jpg
SAúDE

Usar palito de dente é perigoso para a saúde bucal

Apesar de integrar o rol de utensílios mais antigos já utilizados pelo homem, o palito de dente pode machucar a gengiva e facilitar o desenvolvimento de infecções

 Foto: Antonio Fuchs / Fiocruz
SAúDE

Alerta em Minas Gerais: alta no número de mortes por raiva em humanos

Após 10 anos sem registros, Estado confirma cinco óbitos desde 2022; especialistas enfatizam importância da vacinação

Ipatinga pede apoio regional para reduzir superlotação na UPA e amplia leitos
SAúDE

Ipatinga pede apoio regional para reduzir superlotação na UPA e amplia leitos

Com 11.400 atendimentos em maio, cidade busca descentralizar demanda e adota medidas emergenciais diante do aumento de casos respiratórios

lira-fabri.jpg
SAúDE

Fabriciano intensifica ações de prevenção e controle e infestação por Aedes aegypti

Levantamento foi realizado entre os dias 7 e 10 de outubro

para você
'Barcão da Alegria' é apreendido na BR-259, em Governador Valadares, por irregularidades e falta de segurança
POLíCIA

'Barcão da Alegria' é apreendido na BR-259, em Governador Valadares, por irregularidades e falta de segurança

Veículo infantil estava com pneus desgastados, sem licenciamento e era conduzido por motorista sem habilitação

É hoje! MasterChef Brasil define vencedor da edição 2025 nesta terça-feira
LAZER

É hoje! MasterChef Brasil define vencedor da edição 2025 nesta terça-feira

Daniela Dantas e Felipe Bruzzi disputam o troféu da 12ª temporada em prova decisiva com menu completo servido aos jurados

FACEBOOK
GERAL

Facebook explica o que causou a queda que tirou redes sociais do ar

Instagram e WhatsApp também ficaram inoperantes por cerca de 6 horas em todo o mundo

PSG
ESPORTES

Neymar e Messi ofuscam Mbappé em artilharia e assistência no PSG

té o momento, Neymar e Messi proporcionaram 8 assistências aos colegas de equipe, contra 0 de Mbappé