Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Padre solicita dispensa da diocese após engravidar mulher

A Santa Sé ainda aguarda a confirmação da dispensa, enquanto Ferdinando Henrique Pavan Rubio abdica de suas funções sacerdotais

06/10/2023 às 17:40 por Redação Plox

A Diocese de Franca, em São Paulo, confirmou na última quinta-feira (5) que o padre Ferdinando Henrique Pavan Rubio solicitou dispensa de suas obrigações sacerdotais e do compromisso do celibato, após comunicar à Diocese sua futura paternidade. Segundo informações, foi o próprio Ferdinando quem tomou a iniciativa de fazer o pedido à Igreja.

De acordo com um comunicado da Diocese: "A causa foi o envolvimento com uma pessoa, que resultou numa gravidez. A Igreja orienta que o sacerdote assuma a sua obrigação de paternidade".

Em setembro, a Cúria Diocesana de Franca já havia notificado sobre o acolhimento do pedido de dispensa do padre, mas sem detalhar os motivos específicos. A Diocese, através de seu perfil oficial no Instagram, pediu união em orações por Ferdinando, desejando a ele felicidade nesta nova fase de sua vida.

Com a decisão, padre Ferdinando interrompeu suas atividades na Paróquia Santa Luzia em Franca. Para a oficialização de sua dispensa, ele agora busca a validação junto ao Vaticano. É importante mencionar que, conforme o Direito Canônico, padres são proibidos de manter relações amorosas ou contrair matrimônio. Em nota, a Diocese explicou: "Ele deixou de exercer o ministério sacerdotal e as suas funções pastorais. Está suspenso de Ordens, até que obtenha o rescrito proveniente da Santa Sé."

Trajetória

Ferdinando, originário de São José da Bela Vista (SP), foi ordenado padre há cerca de oito anos. Ele atuava como um dos líderes espirituais da Paróquia Santa Luzia, localizada no bairro São Joaquim, desde janeiro de 2023. Antes disso, esteve presente nas paróquias São Pedro, na Vila Europa, e Santa Gianna, ambas em Franca. Além disso, exerceu o papel de reitor no Seminário Propedêutico.

Compartilhar a notícia

Para você
Alcione homenageia Alexandre de Moraes em show em Brasília
FAMOSOS

Alcione homenageia Alexandre de Moraes em show em Brasília

Durante a apresentação, público aplaudiu o ministro do STF e gritou 'sem anistia'

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas
POLíTICA

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas

Julgamento da ADPF 442, que pode descriminalizar o aborto voluntário até a 12ª semana, foi interrompido após votos favoráveis e segue sem nova data no STF.

Acidente em obra da Petrobras na Coreia do Sul mata trabalhador brasileiro
EMPREGO

Acidente em obra da Petrobras na Coreia do Sul mata trabalhador brasileiro

Rodrigo Reis caiu no mar após colapso de estrutura da P-79 durante teste de carga; outros operários também ficaram feridos

Barroso vota pela liberação do aborto até 12ª semana; última ação no STF antes de aposentadoria
POLíTICA

Barroso vota pela liberação do aborto até 12ª semana; última ação no STF antes de aposentadoria

Ministro justificou que é saúde pública e impactos sociais em seu último dia no Supremo; julgamento ainda aguarda decisão majoritária dos ministros