Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Brasil importa antídoto para conter intoxicações por metanol

Ministério da Saúde vai receber 2.600 frascos de Fomepizol para tratar casos causados por bebidas adulteradas

06/10/2025 às 13:13 por Redação Plox

Diante do crescente número de contaminações provocadas pelo consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, o Brasil dará um passo emergencial no enfrentamento dessa crise: 2.600 frascos do medicamento Fomepizol, essencial no tratamento dessas intoxicações, serão destinados ao Ministério da Saúde.


Imagem Foto: Hermes Pardini/Divulgação

A importação foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após solicitação do próprio Ministério, e será viabilizada por meio de parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Entre os frascos que chegarão ao país, 2.500 serão adquiridos pelo governo brasileiro, enquanto outros 100 serão doados diretamente pelo fabricante japonês do produto.


O Fomepizol ainda não é vendido comercialmente no Brasil, o que levou a Anvisa a abrir um edital em busca de fornecedores em potencial e a consultar autoridades sanitárias de outros países para confirmar em quais regiões o medicamento já é aprovado. A definição do prazo para entrega dos lotes será feita por meio de negociações entre o governo e o produtor.


"O antídoto é um dos principais recursos para tratar intoxicações por metanol, que têm origem no consumo de bebidas adulteradas e vêm alarmando as autoridades de saúde em todo o território nacional", informou o Ministério da Saúde.

Até agora, os registros apontam para 225 ocorrências relacionadas à substância: 16 já foram confirmadas como intoxicação por metanol e outras 209 seguem sob investigação. Entre esses casos, 15 pessoas morreram, sendo que 13 óbitos ainda estão sendo analisados para confirmação da causa.


Além da chegada do Fomepizol, o Ministério da Saúde informou que também está atuando para reforçar o estoque de etanol farmacêutico, outro componente fundamental no tratamento desse tipo de envenenamento. A medida visa garantir que o Sistema Único de Saúde (SUS) tenha recursos suficientes para atender aos pacientes afetados.


A preocupação com a disseminação de bebidas adulteradas já levou a Advocacia-Geral da União (AGU) a acionar empresas como a Meta, solicitando a remoção de anúncios que comercializam insumos usados na falsificação de bebidas.


O cenário exige resposta rápida e estruturada por parte das autoridades, diante da ameaça à saúde pública representada pelas intoxicações em massa causadas por metanol.


Compartilhar a notícia

Veja também
ttt.jpg
SAúDE

Dia D marca ação contra a dengue em Timóteo

Mutirão ocorreu no Macuco, um dos bairros que apresentou elevado percentual de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti

João XXIII atendeu 500 vítimas de atropelamento em Belo Horizonte
SAúDE

João XXIII atendeu 500 vítimas de atropelamento em Belo Horizonte neste ano

Números mostram que circulação de carros e pedestres aumentou na capital, mesmo com a pandemia

Novo remédio fornecido pelo SUS
SAúDE

Novo remédio para doenças reumatológicas é fornecido pelo SUS

Medicamento começou a ser fornecido em outrubro

Minas descarta caso de intoxicação por metanol e reforça alerta à população
SAúDE

Minas descarta caso de intoxicação por metanol e reforça alerta à população

Secretaria de Saúde confirmou que o caso de Santa Maria do Suaçuí não se enquadra como suspeito; país registra 195 notificações, com duas mortes em São Paulo

para você
Nova rota turística conectará fazendas de café com experiências culturais e gastronômicas
LAZER

Nova rota turística conectará fazendas de café com experiências culturais e gastronômicas

Circuito Nacional do Café unirá cidades produtoras em experiência turística que vai de Minas ao porto de Santos

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
FAMOSOS

Maiara revela romance secreto de Maraisa e faz revelações sobre sua própria vida amorosa

Maraisa tentou contornar a situação e seguir com o show, afirmando que ama muitas pessoas e destacando a presença de indivíduos maravilhosos em sua vida.

EDUCAçãO

MEC divulga IGC e Unileste mais uma vez é referência no ensino superior no Vale do Aço

Outro resultado positivo da IES foi a conquista do primeiro lugar no ranking das melhores Instituições de Ensino Superior (IES) particulares do estado de Minas Gerais

Moraes libera almoço de aniversário para filha de Bolsonaro em prisão domiciliar
POLíTICA

Moraes libera almoço de aniversário para filha de Bolsonaro em prisão domiciliar

STF autoriza ex-presidente a celebrar 15 anos de Laura com grupo restrito em casa; visitas seguem limitação e inspeção judicial.