Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

José Dirceu apoia prisão domiciliar para Bolsonaro

Ex-ministro diz que, por questões de saúde e segurança, ex-presidente não deve ir a presídio comum

06/10/2025 às 21:55 por Redação Plox

Durante entrevista concedida à BBC News Brasil nesta segunda-feira (6), o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, afirmou considerar apropriado e justo que o ex-presidente Jair Bolsonaro cumpra pena em regime domiciliar. Segundo ele, a condição de saúde do ex-mandatário, aliada a riscos de segurança, inviabilizaria o cumprimento da pena em presídio comum.


Imagem Foto: Agência Senado

Dirceu fez uma comparação com outros ex-presidentes que também foram condenados pela Justiça. Citou o caso de Fernando Collor, que cumpre prisão em casa, e lembrou que o próprio ex-presidente Lula, apesar de ter sido preso, permaneceu em uma cela especial dentro da sede da Polícia Federal. $&&$“É verdade que não foi assim com o presidente Lula, mas ele ficou na sede da Polícia Federal, em uma prisão especial”$,&&$ declarou.

Na visão do ex-ministro, o sistema penitenciário brasileiro é dominado por facções criminosas, o que aumenta os riscos para presos que estejam em situação de vulnerabilidade, como seria o caso de Bolsonaro. $&&$“Acho muito improvável colocar presos vulneráveis no sistema penitenciário, que é controlado pelo crime organizado”$,&&$ afirmou, acrescentando que, caso fosse enviado a uma penitenciária comum, o ex-presidente teria de ser mantido em isolamento.

Dirceu ainda compartilhou experiências pessoais do tempo em que esteve preso, dizendo que, por motivos de segurança, ele e outros detentos em condição semelhante não tinham contato com os demais e frequentavam áreas como o pátio e a biblioteca de forma isolada.


O petista aproveitou a ocasião para criticar setores da direita que vêm defendendo anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Para ele, há incoerência nesse discurso, pois muitos dos que agora pedem clemência foram os mesmos responsáveis por endurecer penas no passado recente. $&&$“Esses que estão falando em diminuir as penas foram os mesmos que, nos últimos dez anos, aumentaram as punições para tudo, sem que o sistema tivesse condições de receber”$,&&$ argumentou.

Jair Bolsonaro, atualmente, cumpre prisão domiciliar após condenação do Supremo Tribunal Federal por envolvimento em tentativa de golpe de Estado. Ele está impedido de sair do país e também proibido de manter contato com outros investigados no mesmo processo.


A declaração de Dirceu reacende o debate sobre o tratamento dado a figuras políticas condenadas e os critérios usados para definir os regimes de cumprimento de pena.


Compartilhar a notícia

Veja também
Ipatinga promove audiência pública sobre orçamento e metas até 2028
POLíTICA

Ipatinga promove audiência pública sobre orçamento e metas até 2028

Prefeitura apresentará o PLDO 2026 e o Programa de Metas 2025–2028 nesta sexta-feira, com transmissão ao vivo

Foto: Agencia Brasil/Reprodução
POLíTICA

PF Afirma que Bolsonaro leu versão final de 'Minuta do Golpe' em casa de ex-Ministro

Documento encontrado indicaria tentativa de interferir no resultado eleitoral; ex-presidente pode enfrentar até 23 anos de prisão

POLíTICA

Lula faz Pix para o Corinthians e reforça que transação não será taxada

Presidente doa R$ 1.013 para ajudar na campanha da Gaviões da Fiel, desmentindo rumores sobre taxação do Pix.

POLíTICA

Bolsonaro discute PL da Anistia com Hugo Motta e diz que medida não o beneficia

Presidente da Câmara se compromete a debater o projeto com líderes partidários, enquanto oposição pressiona pela votação

para você
Foto: Reprodução o Globo
ESPORTES

Ingressos para amistoso de Messi em Hong Kong esgotam em tempo recorde

Partida entre Inter Miami e Hong Kong XI gera enorme demanda, com ingressos esgotados em menos de uma hora

acidente
POLíCIA

Duas pessoas morrem em colisão frontal entre carros, em rodovia mineira

Dos sete envolvidos no acidente, duas morreram, quatro foram atendidas e uma evadiu do local

CD.jpg
GERAL

Prefeitura de Fabriciano fecha Coelho Diniz; supermercado diz que agiu dentro da lei

Segundo a administração municipal, o supermercado provocou aglomeração de pessoas; Coelho Diniz diz que não tem poder para

Santana do Paraíso
SAúDE

Centro de Convivência da Pessoa Idosa inicia atividades em Santana do Paraíso

Espaço é utilizado para promover atividades físicas e ações de socialização