Extra

VÍDEO: Incêndio atinge casarões históricos e mobiliza equipes no Centro de Porto Alegre

Fogo começou em loja de Natal e se espalhou para imóvel vizinho; 22 pessoas foram atendidas e trânsito foi impactado no entorno da Praça XV de Novembro

06/11/2025 às 08:28 por Redação Plox

Um incêndio atingiu uma loja localizada em frente à Praça XV de Novembro, no Centro Histórico de Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira (5). O fogo, que começou por volta das 14h45, comprometeu dois casarões históricos datados de 1884 na Rua Marechal Floriano.



Fogo consome estabelecimento no Centro Histórico de Porto Alegre

Fogo consome estabelecimento no Centro Histórico de Porto Alegre

Foto: Reprodução / Tv Gaúcha.



Atendimento de vítimas

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ao menos 22 pessoas receberam atendimento em razão do incêndio. Dezessete delas apresentaram sintomas leves e foram avaliadas no local, sendo liberadas logo em seguida. Três pessoas precisaram ser encaminhadas ao Hospital de Pronto Socorro após inalar fumaça.

Um homem de cerca de 50 anos foi encontrado em convulsão nas imediações do incêndio, recebeu atendimento imediato, foi medicado, estabilizado e encaminhado também ao hospital. Uma mulher de 29 anos apresentou broncoespasmo leve, com saturação de oxigênio de 92% em ar ambiente; após uso de medicação apropriada, teve melhora e foi liberada no local.




A fumaça tomou conta e pode ser visa de longe do centro.

Vídeo: Reprodução / TV Gaúcha.  

Mobilização dos bombeiros

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou em uma loja que comercializa produtos de Natal, onde nove funcionários atuavam. Todos conseguiram sair do prédio em segurança quando perceberam o início das chamas.

Pelo menos quatro caminhões foram empregados para combater o fogo. Por volta das 15h15, as chamas alcançaram uma segunda loja vizinha, especializada em calçados. A área precisou ser isolada pela Brigada Militar para garantir a segurança durante o trabalho das equipes.

Impacto no trânsito e comércio

Devido ao incêndio, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) bloqueou todo o terminal Parobé. Com a interdição, as linhas de ônibus passaram a operar embarques e desembarques na Av. Júlio de Castilhos.

Os estabelecimentos afetados estão localizados entre a Rua Voluntários da Pátria e a Avenida Otávio Rocha. Os prédios históricos, que abrigam dois comércios, foram construídos em 1884 e um deles, a Loja Irmãos, foi o primeiro atingido pelo incêndio.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a