Política
Publicidade PUBLICIDADE

Prazo para regularizar título de eleitor termina em maio de 2025

Eleitores têm até 6 de maio de 2026 para atualizar dados ou solicitar o título e garantir o voto em 2026; serviços podem ser feitos online pelo TSE.

06/11/2025 às 07:12 por Redação Plox

Eleitores que precisam regularizar pendências com a Justiça Eleitoral, atualizar dados ou solicitar a primeira via do título de eleitor para participar das Eleições de 2026 têm o prazo de até seis meses para realizar esses procedimentos e garantir a participação no próximo pleito.

O prazo final é 6 de maio de 2026. Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado, impossibilitando a realização de novos serviços ou atualizações em tempo hábil para as eleições de 2026.

Dispositivo de votação eletrônico

Dispositivo de votação eletrônico

Foto: Reprodução/TRE-RN

Eleições 2026: cargos em disputa e datas

No próximo ano, os brasileiros irão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

O primeiro turno está marcado para 4 de outubro de 2026. Havendo necessidade de segundo turno, a votação ocorrerá em 25 de outubro do mesmo ano.

Serviços eleitorais podem ser feitos pela internet

Grande parte dos procedimentos eleitorais pode ser realizada online, sem necessidade de comparecimento presencial. A página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza uma série de serviços, como:

  • Solicitar cadastro eleitoral e a primeira via do título (finalizando presencialmente no cartório eleitoral);
  • Regularizar título eleitoral cancelado;
  • Acompanhar o andamento de solicitações;
  • Atualizar dados cadastrais e transferir o título para outro município;
  • Incluir informações como identidade de gênero, raça, cor, etnia e nome social;
  • Consultar e alterar o local de votação;
  • Consultar número do título eleitoral e imprimir o documento.

Se algum atendimento presencial for necessário, o próprio sistema indica o cartório eleitoral correspondente para concluir o processo.

Primeira via do título pode ser feita a partir dos 15 anos

Quem pretende votar pela primeira vez nas eleições pode iniciar o processo de solicitação pela internet. A medida contempla jovens entre 16 e 18 anos, para quem o voto é facultativo, e maiores de 18 anos, para os quais é obrigatório.

É permitido solicitar o título a partir dos 15 anos de idade, mas o voto só poderá ser exercido por quem completar 16 anos até a data da eleição.

Pendências eleitorais impactam outros serviços

Deixar de regularizar o título eleitoral impede o acesso a diversos serviços e documentos. O cidadão pode ter dificuldades para:

  • Obter passaporte e carteira de identidade (com exceção dos brasileiros que vivem no exterior e necessitam do passaporte para retornar ao país);
  • Ingressar em universidades públicas ou renovar matrícula em instituições de ensino superior;
  • Assumir cargos por concurso público;
  • Conseguir empréstimos em instituições financeiras públicas.

Pela legislação vigente, tem o título cancelado o eleitor que deixa de votar em três eleições consecutivas sem justificar a ausência ou quitar a multa referente.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a