Política

Datafolha: governo Lula mantém avaliação estável, com 32% de aprovação e 37% de reprovação

Levantamento mostra quadro praticamente inalterado em relação ao mês anterior, com 30% avaliando gestão como regular e aprovação concentrada entre idosos, menos instruídos, nordestinos e católicos

06/12/2025 às 09:48 por Redação Plox

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é avaliado como bom ou ótimo por 32% dos brasileiros, enquanto 37% o consideram ruim ou péssimo e 30% o classificam como regular.

Os índices atuais de aprovação ao governo Lula são bem inferiores aos medidos pelo Datafolha em seus dois primeiros mandatos

Os índices atuais de aprovação ao governo Lula são bem inferiores aos medidos pelo Datafolha em seus dois primeiros mandatos

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República


Os dados são da mais recente pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (6/12). O levantamento ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios do país, entre os dias 2 e 4 de dezembro, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Avaliação se mantém estável em relação ao mês anterior

Na pesquisa anterior, realizada há um mês, a aprovação do governo era de 33%, a reprovação de 38% e o índice de regular de 28%. Considerando a margem de erro, o cenário é de estabilidade na percepção sobre a administração federal.

Também houve pouca variação na avaliação pessoal do presidente. Lula é aprovado por 49% dos entrevistados (eram 48% em setembro) e reprovado por 48%, exatamente o mesmo índice registrado no levantamento anterior.

Quem mais aprova e quem mais reprova o governo

O Datafolha identificou perfis em que a aprovação ao governo Lula supera a média nacional. Consideram a administração como ótima ou boa, em proporção maior que a geral, pessoas com 60 anos ou mais (40%), os menos instruídos (44%), moradores do Nordeste (43%) e católicos (40%).

Já a reprovação é mais alta entre grupos associados a maior incidência de bolsonarismo e/ou antipetismo: 46% dos que têm ensino superior, 53% dos que ganham de cinco a dez salários mínimos, moradores da região Sul (45%) e evangélicos (49%).

Desempenho atual é inferior aos dois primeiros mandatos

Os índices favoráveis ao governo Lula hoje estão bem abaixo dos registrados em seus dois primeiros mandatos, entre 2003 e 2010. No segundo mandato, por exemplo, ele tinha 72% de aprovação e apenas 6% de reprovação neste mesmo ponto do governo, segundo o Datafolha.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a