Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

ONU: supermicróbios podem causar 10 milhões de mortes ao ano até 2050

Pnuma quer reduzir poluição para combater resistência antimicrobiana

07/02/2023 às 21:44 por Redação Plox

Até 2050, cerca de 10 milhões de mortes ao ano podem ser registradas no mundo em razão do surgimento e da propagação de supermicróbios – cepas de bactérias que se tornam resistentes a antibióticos conhecidos.

O alerta é do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que defende reduzir a poluição gerada pelos setores farmacêutico, agrícola e de saúde como estratégia essencial para combater a chamada resistência antimicrobiana.

DIVULGAÇÃO/NATIONAL INSTITUTE OF ALLERGY AND INFECTIOUS DISEASES

 

De acordo com o relatório Preparando-se para os supermicróbios: fortalecendo a ação ambiental na resposta à resistência antimicrobiana pela abordagem de saúde única, divulgado hoje (7) pela entidade, o custo econômico da resistência antimicrobiana poderia resultar em uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) global de pelo menos US$ 3,4 trilhões de dólares até 2030, empurrando 24 milhões de pessoas para a extrema pobreza.

O documento destaca que os supermicróbios já causam sério impacto na saúde humana, de animais e de plantas e defende uma resposta multisetorial de saúde. “Devemos permanecer focados em reverter a maré nesta crise, aumentando a conscientização e colocando este assunto de importância global na agenda das nações”, destacou a presidente do Grupo de Lideranças Globais sobre Resistência Antimicrobiana, Mia Amor Mottley.

 

Entenda
De acordo com o Pnuma, o desenvolvimento e a propagação dos supermicróbios acontece quando medicamentos antimicrobianos usados para prevenir e tratar infecções em humanos, animais e plantas perdem sua eficácia e a medicina moderna, consequentemente, perde sua capacidade de tratar até mesmo infecções leves.

A resistência antimicrobiana aparece na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das dez principais ameaças globais à saúde. Em 2019, 1,27 milhões de mortes foram atribuídas diretamente a infecções resistentes a medicamentos em todo o mundo, enquanto 4,95 milhões foram associadas à resistência antimicrobiana.

“A tripla crise planetária implica em temperaturas mais altas e padrões climáticos extremos, mudanças no uso do solo que alteram sua diversidade microbiana, assim como poluição biológica e química. Tudo isso contribui para o desenvolvimento e a disseminação da resistência antimicrobiana”, destacou o Pnuma.

"A poluição do ar, do solo e dos cursos d'água mina o direito humano a um ambiente limpo e saudável. Os mesmos fatores que causam a degradação do meio ambiente estão agravando o problema da resistência antimicrobiana. E os impactos da resistência antimicrobiana podem destruir nossa saúde e nossos sistemas alimentares", avaliou a diretora-executiva da entidade, Inger Andersen.

 

Ações
Dentre o conjunto de medidas sugeridas pelo relatório para o enfrentamento dos supermicróbios estão:

Multiplicar os esforços globais para melhorar a gestão integrada dos recursos hídricos, como promover o abastecimento de água, o saneamento e a higiene;
estimular que países integrem um enfoque ambiental aos planos de ação em nível nacional relacionados com o meio ambiente, como programas nacionais de gestão de resíduos e poluição por químicos e planos de ação em matéria de biodiversidade nacional e planejamento frente à mudança climática;
estabelecer padrões internacionais relativos a indicadores microbiológicos adequados de resistência antimicrobiana a partir de amostras ambientais;
explorar opções para redirecionar investimentos, estabelecer incentivos e esquemas financeiros inovadores, bem como justificar o investimento no sentido de garantir financiamento sustentável, incluindo a alocação de recursos internos suficientes para enfrentar os supermicróbios;
reforçar o monitoramento e a vigilância ambiental, bem como priorizar a pesquisa para fornecer mais dados e evidências que fundamentem melhores intervenções.
“A resistência antimicrobiana requer uma resposta de saúde única que reconheça que a saúde das pessoas, dos animais, das plantas e do meio ambiente estão intimamente ligados e são interdependentes. A prevenção está no centro da ação necessária para deter o surgimento da resistência antimicrobiana e o meio ambiente é uma parte fundamental da solução”, concluiu o relatório.

 

 

Com informações da Agência Brasil

Compartilhar a notícia

Veja também
SAúDE

Hemocentro de Governador Valadares tem programação especial para o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Além de Governador Valadares, a região Leste de Minas conta com pontos de coleta em Manhuaçu, na unidade da Hemominas, e em Ipatinga, no Hospital Márcio Cunha.

Exame termina em morte após hemorragia durante endoscopia em Minas Gerais
SAúDE

Exame termina em morte após hemorragia durante endoscopia em Minas Gerais

Idosa de 74 anos morreu durante procedimento realizado em clínica na Grande BH; polícia investiga o caso

Funed deixará de produzir vacinas contra meningite para o Ministério da Saúde
SAúDE

Funed deixará de produzir vacinas contra meningite para o Ministério da Saúde

Fundação alega inviabilidade econômica para manter contrato de 17 anos e interromperá a transferência de tecnologia

Foto: Pixabay
SAúDE

Estudo aponta gene presente em 26% das pessoas ligado ao Alzheimer

Pesquisa brasileira revela potencial para detecção precoce e maior compreensão da doença neurodegenerativa

para você
jeng.jpg
ESPORTES

Definidas as sedes da etapa regional do Jogos Escolares de Minas Gerais de 2019

Competições da etapa regional serão realizadas do dia 24 a 29 de junho em seis cidades-sede

Suspeito de envolvimento no 'novo cangaço' em MG tem prisão preventiva decretada
POLíCIA

Suspeito de envolvimento no 'novo cangaço' em MG tem prisão preventiva decretada

Homem foi detido em SP após indicar esconderijo de fuzil usado no ataque e depositar R$ 36 mil em dinheiro um dia após o crime

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
FAMOSOS

Gabriela Duarte deixa Israel em meio ao conflito e chega à República Tcheca

A atriz estava com os filhos e teve que se refugiar em um bunker durante os ataques em Israel

POLíTICA

Presidente do Paraguai é hospitalizado no Rio após mal-estar durante o G20

Santiago Peña, de 46 anos, sentiu dores no peito e exames indicaram alterações; ele segue em avaliação médica no Hospital Samaritano.