Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Sindicato pressiona Zema para cumprir Lei do Piso Salarial dos professores

Sindicato solicita reunião com Zema para garantir cumprimento da legislação e valorização dos profissionais da educação

07/02/2025 às 21:26 por Redação Plox

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) enviou um ofício ao governador Romeu Zema solicitando a abertura imediata de negociações sobre o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). O valor mínimo estabelecido para 2025 pela Portaria MEC nº 77 é de R$ 4.867,77 para profissionais do magistério público com Ensino Médio.

Valorização dos educadores

Segundo a coordenadora geral do Sind-UTE/MG, Denise de Paula Romano, a valorização dos profissionais da educação passa diretamente pelo pagamento de salários dignos e compatíveis com a legislação.

"O governo precisa cumprir as resoluções nacionais e assegurar o pagamento do PSPN para evitar a evasão de professores da rede pública e garantir a qualidade do ensino. Além disso, é fundamental criar políticas públicas que incentivem a carreira docente, formação continuada e melhores condições de trabalho", destacou Denise.

Ela ressalta que, no cenário atual de Minas Gerais, o cumprimento da Lei do Piso deve ser a prioridade.

Foto: Divulgação

 

Denúncia de descumprimento da lei

No ofício enviado ao governo mineiro, o Sind-UTE/MG aponta que a gestão estadual não vem aplicando corretamente a Lei do Piso. O sindicato denuncia que o governo tem adotado critérios de proporcionalidade no pagamento do vencimento básico para professores da Educação Básica com formação superior, o que contraria a legislação vigente.

"O governo Zema criou uma distorção ao ignorar que a maioria dos professores tem formação superior, pagando valores abaixo do que a lei determina. Isso compromete a valorização da categoria e a permanência de profissionais qualificados na rede pública", afirmou Denise Romano.

O sindicato aguarda resposta do governo e a abertura de diálogo para discutir a aplicação integral do Piso Salarial, garantindo direitos e melhores condições para os educadores de Minas Gerais.

Compartilhar a notícia

para você
Brasil contrata navios para abrigar visitantes da COP30 em Belém
LAZER

Brasil contrata navios para abrigar visitantes da COP30 em Belém

Embarcações de cruzeiro vão oferecer até 6 mil leitos durante o maior evento climático do mundo, com prioridade inicial para 98 países em desenvolvimento

lava
GERAL

Vídeo mostra lava de vulcão destruindo estrada e vegetação

Alerta foi emitido no Brasil no qual informa que se caso o vulcão atingisse o nível mais alto de atividade vulcânica, poderia causar um tsunami com força suficiente para chegar ao litoral Norte e Nordeste do país

Foto: Freepik
POLíCIA

Tragédia em Aimorés: Mulher mata criança de 9 anos por alegado bullying

Acusada é detida após homicídio brutal em Minas Gerais; polícia investiga possível envolvimento da mãe da vítima

macuco.jpg
POLíCIA

PM prende suspeitos de envolvimento em homicídio no Vale do Aço

Segundo a PM, os militares receberam informações de que os dois suspeitos estariam em um automóvel, na companhia de um outro indivíduo