Laudo preliminar indica morte natural de Henrique Maderite em sítio de Ouro Preto
Perícia não encontrou sinais de violência; suspeita é de infarto. Corpo será levado ao IML de Belo Horizonte para necropsia.
07/02/2026 às 06:59por Redação Plox
07/02/2026 às 06:59
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O laudo preliminar da perícia realizada no corpo de Henrique Costa Ferreira, conhecido como Henrique Maderite, não apontou sinais de violência e indica morte por causa natural.
Henrique Costa Ferreira, conhecido como Henrique Maderite, morreu aos 50 anos
Foto: Arquivo pessoal
Embora a causa exata ainda não tenha sido definida, a suspeita inicial é de que o influenciador de 50 anos tenha sofrido um infarto em sua propriedade rural, na tarde desta sexta-feira (6/2), no distrito de Amarantina, em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais.
O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte, onde passará por exame de necropsia antes de ser liberado para a família. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento do influenciador, que acumulava mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais e ficou conhecido pelo bordão “sexta-feira, mei dia”.
Henrique foi encontrado caído no chão por um funcionário do sítio, que acionou o socorro e tentou realizar manobras de reanimação, sem sucesso. O corpo apresentava ferimentos na parte de trás da cabeça, que podem ter sido provocados pela queda.
Até a última atualização, o registro da ocorrência pela Polícia Militar de Minas Gerais ainda estava em andamento.
Influenciador e empresário com origem na construção civil
De fala mansa e marcado pelo linguajar mineiro cordial, Henrique Maderite era mais que um fenômeno das redes sociais: ele também atuava como empresário, com origem no setor da construção civil. Ao longo do tempo, transformou seus conteúdos digitais em um projeto comercial, firmando parcerias e atraindo patrocinadores.
Outra marca de sua trajetória era a paixão por cavalos, frequentemente evidenciada em suas publicações.
No último vídeo publicado em seu feed com o tradicional “sexta-feira, mei dia”, Henrique comentou o debate público em torno da retirada da baliza do exame para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e também a aprovação de um reajuste para servidores do Legislativo, votado pelo Congresso Nacional.
Henrique também ganhou destaque ao mobilizar sua audiência em ações solidárias. Em uma de suas campanhas, arrecadou R$ 2,6 milhões em doações destinadas a vítimas das chuvas em Minas Gerais, consolidando sua imagem como figura influente e engajada nas causas sociais.