Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

TSE multa comentarista da Jovem Pan em R$ 30 mil por ofensa a Janja

Os argumentos da influenciadora foram vistos pelo TSE como uma tentativa de influenciar o resultado das eleições, mirando depreciar a imagem de Lula por meio de ataques à sua esposa

07/03/2024 às 19:49 por Redação Plox

Em decisão majoritária, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impôs uma multa de R$ 30 mil à influenciadora digital Pietra Bertolazzi por difundir inverdades sobre a primeira-dama, Janja da Silva, durante o período eleitoral de 2022.


 

A ação julgada originou-se de uma queixa da coligação Brasil da Esperança, liderada pelo então candidato e atual esposo de Janja, Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

Bertolazzi, na época, realizou comparações entre Janja e Michelle Bolsonaro, ressaltando de forma negativa as ações da primeira em um evento de campanha, atribuindo-lhe comportamentos inapropriados e associando sua figura a estereótipos negativos.

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 

Os argumentos da influenciadora foram vistos pelo TSE como uma tentativa de influenciar o resultado das eleições, mirando depreciar a imagem de Lula por meio de ataques à sua esposa. Floriano de Azevedo Marques, ministro do TSE, criticou a relevância das acusações feitas por Bertolazzi, enquanto a ministra Cármen Lúcia, vice-presidente do tribunal, condenou o teor sexista das declarações. Alexandre de Moraes, presidente do TSE, enfatizou que os comentários de Bertolazzi visavam claramente prejudicar a candidatura de Lula através de uma campanha negativa focada em pautas de costumes.

A decisão teve ampla maioria, com apenas a ministra Isabel Galotti divergindo, ao considerar que as declarações não possuíam gravidade suficiente para alterar o desfecho das eleições.

 

Compartilhar a notícia

Veja também
1517947.jpg
POLíTICA

Realidade no Vale do Aço justificaria lockdown, diz Nardyello Rocha

Prefeitos participaram de uma reunião remota da ALMG

POLíTICA

Leo Índio, primo dos filhos de Bolsonaro, ganha cargo no Senado

Senador que o nomeou disse que a indicação ao cargo partiu de uma pessoa que já trabalhava em seu gabinete

stf
POLíTICA

STF decide acabar com prisão especial para quem tem curso superior

Seis dos ministros da Corte votaram para suspender o artigo do Código de Processo Penal (CPP) que estabelecia essa prerrogativa

Ministros de Lula se preparam para disputar eleições de 2026
POLíTICA

Ministros de Lula se preparam para disputar eleições de 2026

Com prazo de desincompatibilização se aproximando, pelo menos 17 ministros consideram candidaturas ao Senado, Câmara e governos estaduais