Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Governo Lula zera imposto de alimentos e promete queda nos preços

Medida foi anunciada por Alckmin e inclui açúcar, carnes, azeite e outros produtos; expectativa é de impacto rápido no varejo

07/03/2025 às 11:36 por Redação Plox

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (6) uma série de medidas para conter a alta nos preços dos alimentos no Brasil. O anúncio foi feito pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin.


Imagem Foto:

A principal ação apresentada foi a redução a zero da alíquota de importação de diversos produtos, medida que, segundo Alckmin, deve começar a valer nos próximos dias, assim que for aprovada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex). Entre os itens beneficiados estão açúcar (hoje até 14%), azeite (9%), biscoitos (16,2%), café (9%), carnes (até 10,8%), massas (14,4%), milho (7,2%), óleo de girassol (até 9%) e sardinha (32%).


Além disso, o governo anunciou uma parceria com o setor de supermercados para garantir a publicidade dos melhores preços e tornar as promoções mais acessíveis aos consumidores. A medida busca ampliar a transparência e estimular a concorrência entre os estabelecimentos comerciais.


Alckmin afirmou que essa iniciativa não prejudicará os produtores nacionais, pois o objetivo é equilibrar os preços e garantir que os consumidores não sejam impactados por oscilações abruptas no mercado. “Nós entendemos que não [vai prejudicar o produtor brasileiro]. Você tem períodos de preços mais altos e mais baixos. Estamos em um momento em que reduzir o imposto ajuda a conter a alta nos preços”, explicou.


Outra medida anunciada pelo governo é o fortalecimento dos estoques reguladores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A iniciativa visa aumentar a reserva de grãos para evitar crises no abastecimento, principalmente em períodos de eventos climáticos extremos, como secas e enchentes, que podem comprometer a produção nacional. Durante o governo anterior, 27 armazéns da Conab foram desativados, e atualmente a companhia opera com 64 unidades armazenadoras e espaços contratados em armazéns privados, totalizando capacidade para 1,6 milhão de toneladas.


O governo também destacou que o Plano Safra dará prioridade a alimentos da cesta básica. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) retomou a partir desta quinta-feira (6) a recepção de propostas para novas contratações de crédito voltadas para a produção de itens essenciais. O financiamento estava suspenso desde fevereiro, mas foi retomado por meio de crédito extraordinário.


Por fim, Alckmin anunciou a aceleração do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que permitirá que estados e municípios realizem inspeções sanitárias descentralizadas. Com essa mudança, produtos como leite, ovos e mel poderão ser fiscalizados localmente e comercializados com mais agilidade em todo o país. O objetivo é aumentar a competitividade e reduzir os custos para os produtores, ampliando os registros no sistema de 1.550 para 3.000.


Com essas medidas, o governo espera que os preços dos alimentos comecem a cair em breve, trazendo alívio ao consumidor e reduzindo os impactos da inflação.


Compartilhar a notícia

Veja também
Aposentados denunciam novos descontos indevidos em contas bancárias após fraudes no INSS
ECONOMIA

Aposentados denunciam novos descontos indevidos em contas bancárias após fraudes no INSS

Segurados relatam débitos não autorizados por seguradoras e clubes de benefícios; empresas e bancos se defendem

ECONOMIA

Odebrecht e Andrade Gutierrez voltam a disputar licitações da Petrobras

Empresas que protagonizaram escândalos de corrupção retornam ao mercado de obras da petroleira

ECONOMIA

Altos juros barram lançamentos de imóveis para classe média no Brasil

Estudo revela impacto dos juros elevados na redução de novos empreendimentos habitacionais voltados à classe média, que tem enfrentado dificuldades para financiar a casa própria.

ECONOMIA

Haddad anuncia corte de R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias

Ministro da Fazenda destaca cumprimento do arcabouço fiscal determinado por Lula

para você
Mesquita celebra 102 anos com fé, desfile e shows neste 7 de Setembro
LAZER

Mesquita celebra 102 anos com fé, desfile e shows neste 7 de Setembro

Programação especial inclui desfile cívico, música cristã, atrações culturais e forró na Praça Benedito Valadares

Motociclista fica ferido após colisão com carro em avenida de Ipatinga
GERAL

Motociclista fica ferido após colisão com carro em avenida de Ipatinga

Acidente ocorreu no bairro Iguaçu; vítima foi imobilizada e levada para a UPA com ferimentos e dores no tórax e membros

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/@ZEZEDICAMARGO
FAMOSOS

Zezé Di Camargo enfrenta penhora de contas por dívida de água em Goiânia

Justiça determina bloqueio de contas do cantor sertanejo para cobrir débito acumulado em dez anos.

Cecília e Chico Ferramenta
POLíTICA

Cecília Ferramenta fala sobre a morte do marido, Chico Ferramenta, à Plox

Chico Ferramenta morreu no começo da tarde desta terça-feira (04), em Ipatinga, onde foi prefeito por três mandato. O funeral será nesta quarta-feira (5)