Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Acampamento indígena ocupa Brasília em nova mobilização por direitos

Reunião nacional de povos tradicionais discute conflitos, demarcações e meio ambiente na 21ª edição do Acampamento Terra Livre

07/04/2025 às 15:21 por Redação Plox

Com início nesta segunda-feira (7), a 21ª edição do Acampamento Terra Livre transformou Brasília em palco da maior mobilização indígena do Brasil.


Imagem Foto:Bruno Peres | Agência Brasil

Ao longo da semana, cerca de 8 mil indígenas, vindos de mais de 200 povos, devem ocupar a capital federal com reivindicações que vão desde a defesa dos direitos constitucionais até questões ligadas à preservação ambiental e à identidade cultural. As delegações chegam de todas as cinco regiões do país, além de comunidades indígenas internacionais.


Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o encontro tem como tema este ano "Em Defesa da Constituição e da Vida". Os participantes iniciaram sua chegada no domingo (6), e permanecerão mobilizados até a sexta-feira (11).


Entre os principais temas em debate estão os conflitos em terras indígenas, a criação da Comissão Nacional da Verdade Indígena, a resistência LGBTQIA+ dentro das comunidades e a transição energética. Um ponto central é a controvérsia sobre o marco temporal para demarcação de terras, tema que será discutido em sessões previstas no Supremo Tribunal Federal, na terça (8) e quinta-feira (10).


A mobilização busca também sensibilizar autoridades e parlamentares. Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha visitado o acampamento nos dois primeiros anos de seu atual mandato, ele não foi convidado em 2024, após críticas à lentidão no processo de demarcação de terras. Neste ano, ainda não há confirmação sobre a presença do presidente, mas os organizadores já enviaram um e-mail ao Palácio do Planalto com as principais reivindicações.


Na última semana, o cacique Raoni, uma das mais respeitadas lideranças indígenas do mundo, dirigiu críticas a Lula durante a visita do presidente à região do Xingu, no Mato Grosso. Apesar de ter sido homenageado pelo petista, Raoni cobrou ações mais firmes contra a destruição ambiental, especialmente em relação à exploração de petróleo na Margem Equatorial da Foz do Amazonas, defendida pelo governo federal.


Durante seu discurso, Raoni destacou os riscos que a exploração representa ao meio ambiente e alertou para possíveis consequências irreversíveis. "Sou pajé e já tive contato com espíritos que sabem do risco que corremos de continuar trabalhando dessa forma de destruir, destruir e destruir", afirmou.


Ele também reconheceu avanços e fez elogios ao presidente, mas foi enfático ao pedir mudanças: “Fiz uma cobrança ao presidente para ele não repetir alguns erros que ele fez na gestão anterior... falei ‘presidente, daqui pra frente vamos trabalhar certo’”.


O Acampamento Terra Livre de 2025 acontece no mesmo ano da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 30, que será sediada em novembro em Belém (PA). A expectativa é que lideranças indígenas tenham papel de destaque nas discussões globais sobre clima e meio ambiente.


Compartilhar a notícia

Veja também
Dos cinco ministros que julgarão Bolsonaro, quatro foram indicados por Lula ou Dilma, e Moraes por Temer: condenado?
POLíTICA

Dos cinco ministros que julgarão Bolsonaro, quatro foram indicados por Lula ou Dilma, e Moraes por Temer: condenado?

Julgamento da Primeira Turma do STF contra Bolsonaro ocorre sob comando de ministros indicados por governos adversários do ex-presidente

Barroso relembra voto contra Lula e diz ter agido com pesar
POLíTICA

Barroso relembra voto contra Lula e diz ter agido com pesar

Presidente do STF afirma que decidiu pela prisão de Lula em 2018 baseado na jurisprudência vigente, mas admite que decisão foi dolorosa

Eduardo Bolsonaro é barrado da liderança da minoria e pode ter mandato cassado
POLíTICA

Eduardo Bolsonaro é barrado da liderança da minoria e pode ter mandato cassado

Presidente da Câmara veta nomeação do deputado, que mora nos EUA, e faltas acumuladas podem levar à perda do cargo

Bolsonaro
POLíTICA

Presidente inaugura Vice-Consulado do Brasil no EUA

Representação vai atender 180 mil brasileiros que moram na região

para você
dyu.jpg
EDUCAçãO

Cobertura do pátio da Escola Municipal Antônio Firmino está sendo finalizada

Uma das gêmeas siamesas separadas em cirurgia delicada morre em Goiás
GERAL

Uma das gêmeas siamesas separadas em cirurgia delicada morre em Goiás

Família confirmou o óbito nesta segunda-feira (19), mas não revelou se foi Kiraz ou Aruna; causa da morte ainda é desconhecida

Créditos: Reprodução Instagram
FAMOSOS

Tragédia em show de Taylor Swift: Fã morre após mal-estar em concerto no Rio

Incidente fatal em 'The Eras Tour' no Rio de Janeiro gera comoção e questionamentos sobre a segurança em grandes eventos

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
FAMOSOS

53 anos de Daniella Perez: Gloria Perez emociona com homenagem nas redes sociais

'A casa está muda, sem festa, sem risos, sem dança. Mas no meu sentimento você está sempre espalhando alegria', escreveu a autora