Presidente da FSFX passa a comandar entidade nacional de hospitais filantrópicos

Diretor-presidente da FSFX e da FESFX foi eleito e empossado em março para comandar a confederação que representa Santas Casas e hospitais filantrópicos no Brasil

07/04/2026 às 16:03 por Redação Plox

O diretor-presidente da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e da Fundação Educacional São Francisco Xavier (FESFX), Flaviano Feu Ventorim, foi eleito e empossado em março como presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos (CMB) para o triênio 2026/2029. A confederação reúne federações e hospitais filantrópicos de todo o país e atua na defesa do setor, representando instituições consideradas fundamentais para a rede de assistência à saúde brasileira. O PLOX recebe Flaviano Ventorim no estúdio para uma entrevista ao vivo.


Vídeo: YouTube


Setor filantrópico é estratégico para a assistência à saúde

O setor filantrópico de saúde no Brasil tem papel relevante no atendimento à população. Santas Casas e hospitais filantrópicos respondem por uma parcela significativa dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, ao mesmo tempo, lidam com desafios históricos ligados ao financiamento, à sustentabilidade das instituições e à necessidade permanente de ampliar qualidade e acesso aos serviços.

Nesse contexto, o fortalecimento da representação institucional e do diálogo com diferentes atores do sistema de saúde ganha ainda mais importância.

De vice-presidente à presidência da confederação

Antes de assumir o comando da CMB, Ventorim já integrava a diretoria da entidade como vice-presidente. Agora, chega à presidência em um momento apontado como estratégico para o setor filantrópico, que busca avanços no financiamento, fortalecimento institucional e ampliação da qualidade dos serviços prestados à população.

Formação e trajetória voltadas à gestão em saúde

Bacharel em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo, com pós-graduação em Finanças pelo Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa e formação em Direito pela UniCesumar, Ventorim construiu carreira direcionada à gestão em saúde e ao desenvolvimento de instituições filantrópicas.

cuidar da vida e inovar no futuroFlaviano Ventorim

À frente da Fundação São Francisco Xavier, ele tem conduzido iniciativas que integram gestão hospitalar de excelência, educação, inovação tecnológica e práticas de ESG, com a proposta de ampliar o impacto para pessoas e sociedade. Segundo o texto, a instituição vive um período de transformação cultural e digital, com expansão de sua presença como referência nas áreas de saúde e educação.

A trajetória profissional de Ventorim também é descrita como marcada pelo compromisso de conciliar resultados sustentáveis e humanização do cuidado, com foco na formação de equipes de alto desempenho e no fortalecimento de parcerias estratégicas no Brasil e no exterior.

Foto: Divulgação / FSFX


Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a