Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Dossiê liga assessores de Bolsonaro a fraudes no INSS

Documentos reunidos por governistas apontam envolvimento de nomes ligados à gestão anterior em esquema de descontos indevidos em benefícios previdenciários

08/05/2025 às 02:05 por Redação Plox

Líderes governistas estão reunindo um conjunto de documentos que busca estabelecer uma conexão direta entre a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro e um esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


Imagem Foto: Agência Brasil

O material, que está sendo preparado para reforçar a atuação da base aliada durante a futura CPMI do INSS, traz evidências que apontam para a atuação de assessores da antiga Secretaria de Previdência Social na criação de associações hoje investigadas pela Polícia Federal.


Essa articulação ocorre justamente no momento em que a oposição decidiu adiar para a próxima semana o protocolo de instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito. Enquanto isso, integrantes do governo Lula avançam na coleta de provas que indicam irregularidades praticadas entre 2021 e 2022.


Segundo os documentos obtidos, durante esse período, diversas associações deixaram de validar os descontos realizados no sistema previdenciário, o que teria contribuído para a manutenção e expansão das fraudes. A checagem desses dados, de acordo com o material, só foi retomada em 2023.


No centro do esquema, segundo o dossiê, está o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “careca do INSS”. Ele aparece em um organograma que o liga diretamente a ex-assessores da Secretaria de Previdência Social durante o governo Bolsonaro.


As investigações da Polícia Federal também apontam para um possível pagamento de propina. Cadernos com anotações manuais, apreendidos em uma empresa ligada a Antonio, sugerem repasses ilícitos a membros da antiga cúpula do instituto. Os agentes acreditam que os registros representam uma espécie de planilha de pagamentos ilegais e que várias das entidades criadas no período sejam, na prática, organizações fantasmas.


O dossiê também destaca o crescimento acelerado de entidades como a Ambec — Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos. Segundo os investigadores, apesar de terem começado pequenas, essas organizações ganharam proporções significativas em pouco tempo. A Ambec, por sua vez, nega qualquer envolvimento em atividades irregulares.


"A documentação reforça a ideia de que o atual governo herdou um esquema de fraudes estruturado na gestão anterior", relatam fontes ligadas à articulação do dossiê

.

A expectativa é de que o conteúdo do documento seja utilizado como peça-chave nas discussões e apurações da CPMI, reforçando a tese de continuidade de práticas ilícitas desde o governo passado.


Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Oposição se posiciona sobre “gabinete da ousadia” do PT e pode convocar ministro da Secom

Os desdobramentos do caso podem levar a uma convocação formal do ministro interino da Secom para prestar esclarecimentos sobre o funcionamento e os objetivos do grupo.

Endurecidas regras da PF para posse e transporte de armas no Brasil
POLíTICA

Endurecidas regras da PF para posse e transporte de armas no Brasil

Nova instrução normativa impõe limites mais rígidos para colecionadores, caçadores e atiradores, com exigências de idade, habitualidade e fiscalização

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
POLíTICA

Morre Paulo Roberto, ex-diretor da Petrobras

O engenheiro sofria de câncer e faleceu no Rio de Janeiro

dilma
POLíTICA

TRF-1 isenta Dilma das "pedaladas fiscais", que baseou o impeachment, e mantém processo arquivado

Decisão beneficia demais integrantes do governo da ex-presidente

para você
Donzela
LAZER

Novo filme da Netflix com Millie Bobby Brown, "Donzela", traz enredo de empoderamento feminino

O filme estrelado por Millie Bobby Brown se torna um fenômeno de audiência e traz uma nova visão para os contos de fadas

Minas oferece 250 vagas em mestrados gratuitos para servidores da Educação
EDUCAçãO

Minas oferece 250 vagas em mestrados gratuitos para servidores da Educação

Quarta edição do programa Trilhas de Futuro Educadores abre inscrições para cursos de mestrado em diversas áreas

Aos 25 anos, mineira de Inhapim toma posse como a mais jovem juíza federal do Brasil
GERAL

Aos 25 anos, mineira de Inhapim toma posse como a mais jovem juíza federal do Brasil

Luísa Militão, natural de Inhapim, compartilhou a intensa jornada de preparação até assumir o cargo no TRF1, em Brasília.

almg
EMPREGO

Assembleia de Minas publica edital de concurso para preencher 200 vagas

Concurso vai preencher 200 vagas, sendo 111 de nível médio e 89 de nível superior. Inscrições começam em 12 de setembro