Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Governo atribui sucesso de vídeo de Nikolas a algoritmo sem apresentar provas

Declarações apontam que Planalto vê influência de big techs na viralização do conteúdo sobre fraudes no INSS

08/05/2025 às 00:30 por Redação Plox

O vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que expõe denúncias relacionadas a fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atingiu a marca impressionante de 78 milhões de visualizações em apenas 12 horas.


Imagem Foto: FV

A dimensão do alcance provocou reações dentro do governo Lula (PT), que, segundo o comentarista político Pablo Ortellado, acredita que o sucesso da publicação teria sido influenciado por algoritmos manipulados pelas big techs.


Durante participação na GloboNews, Ortellado, que também é professor da EACH-USP e colunista do jornal O Globo, afirmou que o Executivo federal opta por uma teoria sem evidências ao invés de considerar o poder de mobilização do parlamentar aliado à gravidade das denúncias apresentadas. $&&$"O entendimento do governo é que isso se deve à ação das big techs, que estariam manipulando os algoritmos"$, afirmou Pablo, destacando que a repercussão está mais ligada à força comunicacional de Nikolas e à gravidade do caso.

Além disso, o professor apontou que a resposta do governo Lula diante das denúncias foi fraca e sem firmeza. Segundo ele, faltaram ações concretas, como a substituição imediata da direção do órgão ou uma declaração contundente de combate às irregularidades. Para Ortellado, esse comportamento contribuiu para o crescimento da repercussão do vídeo: $&&$"O custo político disso é o que a gente está vendo aí: um vídeo do Nikolas Ferreira que vai facilmente ultrapassar 100 milhões de visualizações"$.

Essa postura não é inédita. Em janeiro deste ano, o Planalto também sugeriu que a Meta teria manipulado dados e algoritmos para favorecer outro vídeo do mesmo deputado, que tratava da fiscalização do Pix. Na ocasião, a gravação atingiu a marca de 300 milhões de visualizações, o que levou o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) a levantar suspeitas sobre a autenticidade desses números.


Zeca argumentou que, com cerca de 130 milhões de contas no Instagram no Brasil — muitas delas inativas ou repetidas —, os números atingidos seriam incompatíveis com a realidade da plataforma. Ele chegou a solicitar investigações da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF) sobre a Meta, acusando-a de promover a disseminação de desinformação e conteúdo manipulado que impactaria diretamente a economia nacional.


Enquanto isso, o vídeo de Nikolas continua a se espalhar nas redes sociais, mantendo o debate sobre as fraudes no INSS e a atuação do governo sob os holofotes.


Compartilhar a notícia

Veja também
PT propõe regras para barrar liderança remota de Eduardo Bolsonaro
POLíTICA

PT propõe regras para barrar liderança remota de Eduardo Bolsonaro

Projeto de Alencar Santana exige que deputados exerçam mandato em território nacional e prevê punições para descumprimento

Lula deve anunciar Guilherme Boulos como ministro da Secretaria-Geral
POLíTICA

Lula deve anunciar Guilherme Boulos como ministro da Secretaria-Geral

Deputado federal do PSol será oficializado no cargo antes da viagem de Lula à Ásia; mudança marca nova composição no governo.

Rosângela Reis e Carlos Viana.jpeg
POLíTICA

Demandas de Educação do Vale do Aço são apresentadas ao Governo Federal

Quatro ofícios foram entregues ao ministro Abraham Weintraub

Lula volta a denunciar ataques de Israel em Gaza como genocídio
POLíTICA

Lula volta a denunciar ataques de Israel em Gaza como genocídio

Em conferência da ONU, presidente criticou mortes de civis, destruição de lares palestinos e uso da fome como arma de guerra