Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

"Governo anuncia medicamentos gratuitos para beneficiários do Bolsa Família e populações indígenas"

A inclusão desses grupos sociais aumentará significativamente a assistência farmacêutica no país, estendendo a abrangência para cerca de 55 milhões de brasileiros.

07/06/2023 às 15:40 por Redação Plox

Em um movimento histórico de expansão do acesso à saúde pública, o governo brasileiro revitalizou o Programa Farmácia Popular, anunciando agora a inclusão de beneficiários do Bolsa Família e populações indígenas. Esta nova fase do programa permitirá que beneficiários do Bolsa Família possam retirar, sem custos, aproximadamente 40 tipos de medicamentos nas unidades do programa.

A inclusão desses grupos sociais aumentará significativamente a assistência farmacêutica no país, estendendo a abrangência para cerca de 55 milhões de brasileiros. Adicionalmente, o governo planeja ampliar a presença do programa em municípios com maiores índices de vulnerabilidade, abrindo novas unidades de credenciamento.

(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press

A cerimônia de lançamento ocorreu na cidade de Recife, em Pernambuco, com a presença notável da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e outras autoridades. Segundo informações do evento, espera-se que até o final de 2023, 93% do território nacional esteja abrangido pelo programa.

Um marco deste novo modelo do Farmácia Popular é o foco na saúde da mulher, com a disponibilização gratuita de medicamentos para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. Anteriormente, esses medicamentos podiam ser adquiridos com um desconto de 50%, porém, a partir de agora, estão disponíveis gratuitamente.

Uma novidade é a estratégia para facilitar o acesso de comunidades indígenas aos medicamentos, sem a exigência de CPF para retirada dos remédios. Um projeto piloto será implementado na Terra Indígena Yanomami, fornecendo gratuitamente os medicamentos para esta população.

Além das novidades citadas, o programa Farmácia Popular continuará a ofertar remédios para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas com descontos de até 90%.

Além disso, em resposta às críticas e denúncias de fragilidade do programa no passado, o governo assegurou que irá intensificar a fiscalização e o controle do benefício.

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, estiveram presentes no lançamento do programa, reforçando o compromisso do governo com a saúde pública do país.

Compartilhar a notícia

Veja também
votação.jpg
POLíTICA

Reforma da Previdência volta a ser debatida na Câmara nesta manhã de terça-feira

Jandira Fhegali informou que neste momento a oposição não fará obstrução à proposta, porém, mais adiante isso deve acontecer

Flávio Dino vence ação contra hospital e doa indenização pela morte do filho
POLíTICA

Flávio Dino vence ação contra hospital e doa indenização pela morte do filho

Após mais de uma década de disputas judiciais, STF confirma responsabilidade do Hospital Santa Lúcia em falhas no atendimento que levaram à morte de Marcelo Dino

cnh.jpg
POLíTICA

Estudos apontam que sistema de pontos na CNH altera as atitudes dos motoristas

Mudança traz um cenário muito diferente do que ocorre em outras nações, como a Alemanha, que tem um dos sistemas mais rigorosos

Governo lança guia com restrições para uso de celulares por menores
POLíTICA

Governo lança guia com restrições para uso de celulares por menores

Documento recomenda que crianças com menos de 12 anos não tenham celulares próprios e alerta para riscos do uso excessivo de telas

para você
Luxemburgo
ESPORTES

Luxemburgo é o novo técnico do Cruzeiro com aval de Pedrinho BH

A expectativa é de que Vanderlei faça a reestreia pelo Cruzeiro no jogo do próximo sábado, às 11h (de Brasília)

Foto: SindPPen-MG / Divulgação
POLíCIA

Fuga frustrada em presídio de Ipaba: detentos tentam escapar perfurando parede da cela

Policiais penais impedem fuga de presos na Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, após perfuração de parede na madrugada de segunda-feira.

emprego.jpg
EMPREGO

Multinacional está com inscrições para mais de 60 vagas de estágio

As oportunidades são para universitários com graduação prevista a partir de junho de 2020, e as inscrições podem ser feitas até 26 de maio

STF pode cancelar indenização bilionária da Ternium à CSN; parecer da PGR reforça neste sentido
ECONOMIA

STF pode cancelar indenização bilionária da Ternium à CSN; parecer da PGR reforça neste sentido

Procurador-Geral da República endossa questionamento sobre decisão do STJ que obrigou a Ternium a pagar multa por não realizar OPA na Usiminas em 2012