Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Lula discute vetos ao projeto de licenciamento ambiental

Presidente se reúne com ministros para definir quais trechos do texto aprovado pelo Congresso serão mantidos

07/08/2025 às 13:24 por Redação Plox

Com prazo final se aproximando, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensificou as reuniões para decidir quais trechos do Projeto de Lei que altera o licenciamento ambiental serão vetados ou sancionados. A decisão deve ser anunciada até esta sexta-feira (8/8), e a expectativa é que o Palácio do Planalto opte por uma solução intermediária, combinando vetos e sanções.


Imagem Foto: Presidência

Desde a quarta-feira (6/8), Lula tem se encontrado com ministros-chave como Marina Silva (Meio Ambiente), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Rui Costa (Casa Civil). O objetivo das reuniões é construir um acordo que preserve pontos estratégicos para o governo, mas que também responda aos apelos de ambientalistas.


A proposta, aprovada pelo Congresso Nacional, cria regras unificadas para o processo de licenciamento e estabelece novos modelos como a Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC), com validade entre cinco e dez anos. Esse tipo de licença permite que empreendedores emitam suas próprias autorizações com base em autodeclaração. Embora já adotada em estados como Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul, sua aplicação em nível federal gera resistência de ambientalistas.


Outro ponto controverso é a Licença Ambiental Especial (LAE), que foi incluída para facilitar a exploração de petróleo na Margem Equatorial — uma região rica em recursos naturais e alvo de debate entre diferentes alas do governo. O dispositivo foi proposto pelo presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e conta com apoio do próprio Lula e da presidente da Petrobras, Magda Chambriard. Por outro lado, Marina Silva se posiciona contra a medida.


Apesar dos pedidos por um veto total, o governo sinaliza que deve manter dispositivos considerados essenciais para destravar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

. Entre eles, está a concessão de licenças especiais para projetos estratégicos definidos pelo poder público.

A decisão de Lula também considera o risco de enfrentar nova derrota no Congresso, caso seus vetos sejam derrubados pelos parlamentares. Por isso, o Planalto avalia minuciosamente o que manter e o que barrar. Paralelamente, partidos como PT, Rede Sustentabilidade e PV cogitam acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra trechos que possam ser sancionados, alegando inconstitucionalidade.


O projeto, embora visto por setores produtivos — especialmente o agronegócio — como uma medida necessária para simplificar os trâmites burocráticos, tem enfrentado duras críticas por, segundo ambientalistas, afrouxar a legislação ambiental vigente. A definição presidencial está cercada de tensão política e institucional, com impactos diretos na governabilidade e nas políticas ambientais do país.


Compartilhar a notícia

Veja também
Deputada aciona PGR para investigar supostas fraudes em emendas de deputados catarinenses
POLíTICA

Deputada aciona PGR para investigar supostas fraudes em emendas de deputados catarinenses

Ana Paula Lima (PT-SC) pede apuração sobre possíveis irregularidades no repasse de verba pública por Zé Trovão e Júlia Zanatta, ambos do PL-SC, a prefeituras de Santa Catarina.

POLíTICA

Braga Netto será mantido preso no Comando Militar do Leste após operação da PF

General é o primeiro de quatro estrelas preso na história do Brasil e ficará na mesma sala onde comandou tropas nas Olimpíadas de 2016.

POLíTICA

Biden exige água própria e Xi isolamento de hotel e praia: segurança reforçada para o G20 no Rio

Líderes dos EUA e China lideram demandas que mobilizam grande aparato de segurança no evento global.

Senado
POLíTICA

Congresso derruba veto às leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, de apoio a Cultura

Vetos foram derrubados após acordo, em sessão conjunta de deputados federais e senadores

para você
wagner.jpg
ESPORTES

Renúncia coletiva no Cruzeiro só depende de Granata; Wagner e Hermínio já assinaram

Sandro.jpg
POLíCIA

Padrasto que estuprou e matou enteada de 9 anos tentou comprar silêncio dela

Sandro de Jesus Machado, o acusado, se disse arrependido de ter cometido a crueldade

ensino_medio.jpg
EDUCAçãO

Lei que flexibiliza ano letivo é publicada no DOU

A nova lei dispensa os estabelecimentos de educação infantil de cumprir tanto os 200 dias obrigatórios do ano letivo quanto a carga mínima de 800 horas exigidos pela lei

Jovem banca vida luxuosa com dinheiro que devia ser usado para investimentos em criptomoedas
GERAL

Fraude e ostentação nas criptomoedas: o caso do "Rei das criptomoedas" do Canadá sequestrado e torturado

Pai de jovem, que é acusado de ostentar usando dinheiro de investidores, afirma que filho foi refém de criminosos por três dias