Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Soberania nacional guia desfile de 7 de setembro com foco em futuro e integração

Cerimônia na Esplanada dos Ministérios exalta independência, destaca COP30, Novo PAC e reforça identidade nacional

07/09/2025 às 10:55 por Redação Plox

Neste domingo (7), a Esplanada dos Ministérios se transforma novamente no centro das comemorações da Independência, com o tradicional Desfile Cívico-Militar marcado para começar às 9h e se estender por cerca de duas horas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente no evento, que neste ano reforça a temática da soberania nacional em meio a um cenário internacional delicado.


Imagem Foto: Presidência

A cerimônia será guiada por três grandes eixos temáticos que estruturam a narrativa do governo para a celebração: “Brasil dos Brasileiros”, que enaltece a identidade nacional; “COP30 e Novo PAC”, com foco em desenvolvimento sustentável e infraestrutura; e “Brasil do Futuro”, que projeta metas e esperanças para os próximos anos do país.


Além das exibições tradicionais das tropas das Forças Armadas e das forças de segurança do Distrito Federal, o desfile incluirá uma programação visual e performática com diversas apresentações. Estão confirmadas atrações como o desfile motorizado, a pirâmide humana, o desfile hipomóvel e o encerramento com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. O evento será concluído com honras militares.


O governo tem aproveitado a data para reforçar a imagem de um Brasil soberano. Recentes medidas adotadas pelos Estados Unidos, como sanções contra autoridades brasileiras e o aumento de tarifas sobre exportações nacionais, colocaram o tema no centro da comunicação oficial. A nova campanha institucional lançada esta semana ressalta o fortalecimento da independência e a afirmação do país no cenário global.


“Brasil dos Brasileiros, COP30, Novo PAC e o Brasil do Futuro representam o caminho que queremos trilhar com dignidade e autonomia”, declarou um porta-voz do governo

Como parte das ações simbólicas, projeções especiais têm iluminado os prédios do Congresso Nacional e do Museu da República durante toda a semana. O Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal também receberam iluminação nas cores verde e amarelo, ampliando o alcance visual da celebração da independência.


Para o público que vai acompanhar presencialmente o desfile na capital federal, foi divulgada uma lista com itens permitidos e proibidos no evento. Entre os objetos vetados estão latas, copos, coolers, isopores, fogos de artifício, armas e apontadores a laser. Também não é permitida a presença de animais, salvo cães-guia.


Por outro lado, está liberado levar alimentos como frutas, biscoitos, lanches e bebidas, desde que não estejam em garrafas de vidro. Máscaras hospitalares, bonés, chapéus e protetores solares (exceto em spray ou aerossol) também são autorizados. No local, haverá pontos de hidratação e banheiros químicos à disposição do público.


Enquanto setores da direita e da esquerda promovem atos paralelos por pautas como a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e debates sobre segurança nacional, o governo federal reforça o tom institucional e aposta na narrativa de união, progresso e soberania para marcar os 203 anos da Independência do Brasil.


Compartilhar a notícia

Veja também
CPMI pede prisão de Careca do INSS e outros investigados por fraudes
POLíTICA

CPMI pede prisão de Careca do INSS e outros investigados por fraudes

Relator Alfredo Gaspar solicitou prisão preventiva de mais de 20 nomes ligados ao esquema de descontos ilegais contra aposentados

Flávio Bolsonaro visita pai e publica momento nas redes
POLíTICA

Flávio Bolsonaro visita pai e publica momento nas redes

Senador esteve com Jair Bolsonaro em Brasília e comentou sobre a recuperação do ex-presidente

Padilha critica Trump após sanção dos EUA a profissionais do Mais Médicos
POLíTICA

Padilha critica Trump após sanção dos EUA a profissionais do Mais Médicos

Ministro da Saúde chamou presidente norte-americano de 'inimigo da saúde' e classificou sanção como absurda

bolsonaro
POLíTICA

Com visto diplomático vencendo, Bolsonaro solicita visto de turista nos EUA

Presidente permanece na Flórida e não tem previsão de retorno ao Brasil