Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Investigado por fraude no INSS doou R$ 100 mil a PT e PP em 2022

Empresário investigado por ligação com esquema no INSS confirmou doações a partidos e políticos de diferentes espectros ideológicos

07/10/2025 às 20:04 por Redação Plox

Durante depoimento prestado nesta segunda-feira (6) à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, o empresário Fernando dos Santos Andrade Cavalcanti, que está sob investigação da Polícia Federal na Operação Sem Desconto, confirmou ter doado R$ 100 mil ao Partido dos Trabalhadores (PT) durante as eleições de 2022.


Imagem Foto: Agência Senado

A mesma quantia, segundo ele, também foi destinada ao Partido Progressista (PP), presidido pelo senador Ciro Nogueira. Fernando justificou sua decisão afirmando que, diante da intensa polarização política no país, decidiu apoiar tanto a direita quanto a esquerda.
“Sou um democrata, ajudo bons projetos e amigos. Sempre de forma legal e sem qualquer interesse pessoal”, afirmou durante a sessão

Além dessas contribuições de alto valor, o economista revelou ter financiado campanhas de candidatos a prefeito e vereador de diferentes partidos. O relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), questionou diretamente o empresário sobre essas transferências.


Fernando também relatou ter emprestado sua residência, localizada no Lago Sul, em Brasília, para sediar um evento do PSD. Outra ação mencionada foi a doação de um fusca ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), entregue como presente de aniversário.


De acordo com as investigações, Fernando é apontado como operador financeiro de um dos principais beneficiários de recursos desviados do Instituto Nacional do Seguro Social. As autoridades suspeitam que ele tenha atuado como laranja de um advogado que também está sendo investigado.


A revelação sobre as doações, somada às acusações que pesam contra ele, ampliam os questionamentos sobre as conexões financeiras por trás do esquema que lesou os cofres públicos através do INSS.


Compartilhar a notícia

Veja também
Lula condena ação dos EUA contra ministros do STF
POLíTICA

Lula condena ação dos EUA contra ministros do STF

Presidente brasileiro repudia sanções impostas por Washington após decisão de Alexandre de Moraes contra Bolsonaro

POLíTICA

Ex-ministro de Bolsonaro recebe convite para posse de Donald Trump

Gilson Machado participará de cerimônia e baile inaugural nos EUA

 Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
POLíTICA

TSE redefine órgãos fiscalizadores do processo eleitoral brasileiro

"Forças Armadas e STF excluídos da lista de entidades; novas medidas anunciadas para as eleições de 2024

aaaa
POLíTICA

STJ mantém ação penal contra ex-vereador Gabriel Monteiro por difamação

Ministro Og Fernandes rejeita pedido liminar da defesa, acusação se refere a incidente em UPA no Rio

para você