Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Aperam é homenageada pela Adevita no Seminário de Educação Inclusiva

Empresa também reconheceu a instituição pela participação voluntária nas comemorações dos seus 80 anos, com a doação de R$19,2 mil

07/11/2024 às 13:22 por Redação Plox

O Teatro da Fundação Aperam Acesita foi palco do XIV Seminário de Educação Inclusiva da Associação dos Deficientes Visuais de Timóteo (Adevita) e Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (Creia), realizado nos dias 4 e 5/11. Nesta edição, o tema
abordado no Seminário foi “Conhecer e conviver para transformar”.

Foto: Reprodução

Na abertura solene, a instituição fez o anúncio do Prêmio Sandra Peri de Inclusão e a apresentação do musical dos alunos da instituição “Cores da Vida, e um segundo dia de palestras. Teve como foco a conscientização e incentivo ações práticas para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível.

Foto: Reprodução

A Aperam foi homenageada com o Prêmio Sandra Peri de Inclusão na Categoria Empresa 2024. A iniciativa reconhece empresas públicas, privadas, Organizações Não Governamentais (ONGs), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs)
e personalidades que tenham realizado ações de inclusão de pessoas com deficiência ou que sejam exemplos de vida e superação.
Layanne Gomes, gerente de Recursos Humanos da Aperam, recebeu o prêmio em nome da empresa, juntamente com Saulo Andrade Santos, analista de Inclusão com Diversidade, e o presidente da Fundação Aperam, Luiz Magalhães. 

Foto: Reprodução

A Adevita também foi reconhecida pela Aperam e pela Fundação Aperam com a doação do valor de R$19,2 mil para a entidade, pela participação voluntária nas comemorações dos 80 anos da Aperam South America, realizadas em outubro deste ano.
“Mais do que promover a inclusão e a diversidade dentro da empresa, a nossa missão é ir além dos muros da empresa e trabalhar para que a comunidade se desenvolva junto com a empresa. Carregamos uma importante frase em nosso crachá ‘A força da nossa mistura’, porque sabemos que não fazemos nada sozinhos, mas com a união das diferenças é que vamos mais longe”, enfatizou Luiz Magalhães, presidente da Fundação Aperam Acesita.

Foto: Reprodução

Alfredo Peri, presidente da Adevita, por sua vez, agradeceu a Aperam duplamente, pelo envolvimento em iniciativas que promovem inclusão, incluindo a parceria no Seminário desde 2008, e pela destinação dos recursos. “Temos inúmeros desafios para alcançar
nossos objetivos e batalhar por políticas públicas que possam ser implementadas. Este Seminário é mais uma forma de proporcionar a profissionais, familiares e pessoas com deficiência mais conhecimento. Com as parcerias que chegamos até aqui. Nosso muito
obrigado a Aperam e a Fundação Aperam”, completou.

Foto: Reprodução

Representando a prefeitura de Timóteo, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Timóteo, Rosanna Borges Moura, ressaltou a importância da Adevita/Creia para a cidade. “O quanto essa entidade tem feito a diferença para nossa cidade. É uma honra para a Secretaria de Assistência Social e para a Prefeitura contar com o trabalho de uma instituição de propósito”, comentou.


Homenagens

Marcos Anthony também recebeu o prêmio Sandra Peri de Inclusão em nome da sua mãe Maria da Conceição Dutra Reis, na Categoria Personalidades 2024. Maria da Conceição é fundadora da Apae Timóteo, além de professora, diretora, presidente e delegada regional das Apaes de Minas Gerais. Também foram homenageados com o “Certificado Amigo da Adevita”: Maria Inês Faustino; Sidney Roberto de Castro, diretor da CMEI – EJA; a dupla sertaneja Duda e Isa Amorim; a Rádio Educadora e a Rádio Vox.


Abordagem

 O segundo dia do Seminário de Educação Inclusiva abordou o autismo, TDAH, deficiências visual e auditiva, destacando a importância do conhecimento e da convivência como agentes transformadores. Contou com a participação de educadores, professores e profissionais da área de saúde, gestores, empresários e líderes comunitários, estudantes, pais e familiares de pessoas com deficiência, e pessoas interessadas em promover a inclusão e a igualdade.
Os temas das palestras foram: “Diagnóstico de autismo na vida adulta”, por Fernanda de Almeida; “TDHA: Além do Diagnóstico – Um Novo Caminho para Crescer”, que teve como palestrante Alessandra Soares Barbosa de Oliveira; também o tema "Empatia, Laços
Afetivos e a Potencialização das Nossas Melhores Qualidades, ministrada por Tiago Barros Haussmann; encerrando com a última palestra, com o artista Marcos Antony.

Compartilhar a notícia

Veja também
EDUCAçãO

Pé-de-Meia beneficia quase 4 milhões de estudantes em 2024

Programa federal estimula conclusão do ensino médio com incentivo financeiro e educacional.

Inscrições do Enem 2024 já estão abertas; confira datas, taxas e outros detalhes
EDUCAçãO

Inscrições do Enem 2024 já estão abertas; confira datas, taxas e outros detalhes

Prazo de inscrição vai até 7 de junho; provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro

EDUCAçãO

Brasil tem mais de 632 mil crianças em fila de espera por creche

Quase metade dos municípios brasileiros enfrenta filas para matrícula na educação infantil, segundo levantamento.

EDUCAçãO

Estudantes da rede pública de Minas Gerais fazem último teste de redação antes do Enem

Com a proximidade do Enem, alunos da rede pública têm uma última chance de aprimorar suas habilidades em redação com o teste estadual