Extra

UE multa X em € 120 milhões e Elon Musk reage pedindo fim do bloco europeu

Comissão Europeia pune rede social por suposta falta de transparência na Lei de Serviços Digitais, enquanto Elon Musk ataca a União Europeia e ecoa críticas dos EUA sobre censura e interferência em big techs

07/12/2025 às 10:23 por Redação Plox

O empresário Elon Musk ameaçou reagir à União Europeia após a Comissão Europeia aplicar uma multa de 120 milhões de euros à rede social X, por suposto descumprimento das regras de transparência previstas na Lei de Serviços Digitais do bloco.

Elon Musk em evento público

Elon Musk em evento público

Foto: Reprodução: Youtube


Em uma sequência de publicações entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado, Musk atacou a UE e chegou a defender o fim do bloco, sob o argumento de que o poder deveria retornar aos países-membros.

A soberania deve ser devolvida aos países individuais, para que os governos possam representar melhor seu povo

Elon Musk, em sua conta no X

Musk reage após críticas de político americano à multa

As manifestações de Musk ocorreram um dia depois de o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, condenar a decisão europeia e classificá-la como um ataque de governos estrangeiros a interesses americanos.

Rubio afirmou que a sanção representa um ataque não apenas à plataforma de Musk, mas também a outras empresas de tecnologia dos EUA e aos próprios cidadãos do país, ao falar em tentativa de censura na internet.

Comissão Europeia aponta falhas de transparência no X

De acordo com a Comissão Europeia, as infrações atribuídas ao X incluem o “design enganoso” do selo de verificação azul, falta de transparência no repositório de publicidade e ausência de acesso adequado a dados públicos para pesquisadores.

A plataforma agora tem 60 dias úteis para informar à Comissão quais medidas pretende adotar para corrigir o descumprimento da Lei de Serviços Digitais, especialmente no que se refere ao uso considerado enganoso dos selos de verificação azuis.

Contexto de tensão entre EUA e União Europeia

A administração de Donald Trump tem por hábito acusar a União Europeia de praticar “censura” por meio de suas políticas de regulação das redes sociais e do discurso de ódio.

Em um relatório que define as diretrizes de política externa para um eventual segundo mandato de Trump, a Casa Branca sustenta que a suposta censura e as políticas migratórias adotadas pelos países europeus podem levar ao fim da civilização no continente.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a