Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Saúde
Anvisa manda recolher medicamentos trocados e panetones contaminados por fungos
Lotes de remédios para hipertensão, alergia e diabetes tiveram embalagens trocadas, enquanto panetones de marca mineira foram interditados por contaminação fúngica em todo o país
08/01/2026 às 13:09por Redação Plox
08/01/2026 às 13:09
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de lotes de dois medicamentos que estavam sendo vendidos em embalagens trocadas. A decisão, publicada na quarta-feira (7), informa que as empresas responsáveis já retiraram os produtos do mercado.
Imagem ilustrativa
Foto: Pixabay
Remédio gástrico em embalagem de medicamento para pressão alta
Um dos produtos alvo da medida é o lote OA3169 do Pantoprazol Sódico Sesqui-Hidratado 40 mg, indicado para o tratamento de doenças gastrointestinais. De acordo com a Anvisa, a MedQuímica Indústria Farmacêutica Ltda. comunicou que o medicamento foi envasado, de forma indevida, em embalagens do Hidroclorotiazida 25 mg, usado no controle da hipertensão arterial.
Na prática, o consumidor poderia adquirir um remédio para problemas gástricos e levar para casa um medicamento destinado ao controle da pressão alta, cenário que representa risco à saúde.
Antialérgico em caixa de medicamento para diabetes
O segundo produto recolhido é o lote 569889 do antialérgico Alektos 20 mg, fabricado pela Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. Segundo a empresa, as embalagens desse lote foram trocadas pelas do Nesina, medicamento indicado para o tratamento de adultos com diabetes mellitus tipo 2.
Conforme a Anvisa, as empresas adotaram medidas para localizar e recolher os lotes afetados, além de implementar ações para evitar a repetição do problema.
Panetones contaminados são retirados de circulação
Nesta semana, a Anvisa também determinou o recolhimento de panetones contaminados por fungos, produzidos pela D’Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda. Os produtos tiveram a comercialização, distribuição e consumo proibidos em todo o país.
A restrição atinge os seguintes lotes:
Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional 140 g, lote 251027
Panetone Nossa Língua Trufado com Bombons “Formato de Língua de Gato” 700 g, lote 251027
Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional 700 g, lote 251027
Panetone com Frutas Trufado Tradicional 700 g, lote 251027
A empresa informou à Anvisa que realizou o recolhimento voluntário dos lotes contaminados.