Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Bolsonaro critica Lei da Ficha Limpa e afirma que regra persegue a direita

Ex-presidente, que está inelegível até 2030, questiona decisão do TSE e cita caso de empresário Luciano Hang

08/02/2025 às 10:13 por Redação Plox

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a Lei da Ficha Limpa serve apenas para “perseguir a direita”. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ele criticou a norma, que impede a eleição de candidatos condenados por práticas ilícitas, e alegou que a medida teria beneficiado políticos do PT, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-presidente Dilma Rousseff.

Críticas e questionamentos

Bolsonaro, que foi declarado inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), utilizou suas redes sociais para rebater as decisões da Justiça Eleitoral. Em uma publicação no X (antigo Twitter), ele ironizou os motivos que levaram à sua condenação:

“E Jair Bolsonaro? Qual o crime? Reunir-se com embaixadores? Após um desfile, ocupar o carro de som e fazer um pronunciamento?”, escreveu.

Yuri Salvador | Câmara de São Paulo.

Inelegibilidade e decisões do TSE

O TSE tornou Bolsonaro inelegível por oito anos em dois julgamentos realizados em 2023. A primeira decisão se deu devido ao encontro do então presidente com embaixadores no Palácio da Alvorada, onde ele questionou, sem provas, a integridade do sistema eleitoral brasileiro. O tribunal entendeu que houve abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Cinco ministros votaram a favor da condenação, enquanto dois foram contrários. A defesa de Bolsonaro recorreu, e o caso ainda tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

A segunda decisão de inelegibilidade também atingiu o ex-ministro da Defesa Braga Netto (PL). O TSE considerou que houve abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência, evento que Bolsonaro utilizou para promover sua candidatura à reeleição. Os advogados do ex-presidente tentaram recorrer, mas o então presidente do TSE, Alexandre de Moraes, rejeitou o pedido.

Citação ao empresário Luciano Hang

Durante a gravação, Bolsonaro mencionou o empresário Luciano Hang, dono da Havan, que também foi declarado inelegível. Segundo o ex-presidente, Hang nunca concorreu a um cargo político, mas foi impedido de se candidatar por uma medida de “precaução”.

A inelegibilidade de Hang foi determinada pelo TSE em 2023, quando o tribunal concluiu que o empresário utilizou a estrutura da Havan para promover candidatos em Brusque, Santa Catarina, desequilibrando a disputa eleitoral. A decisão atingiu também Ari Vequi (MDB) e Gilmar Doerner (DC), ex-prefeito e ex-vice-prefeito do município.

Lei da Ficha Limpa

Criada em 2010, a Lei Complementar 135, conhecida como Lei da Ficha Limpa, impede a eleição de políticos condenados por crimes ou que tenham processos em andamento na Justiça Eleitoral. A norma foi aprovada com forte apoio popular e tem como objetivo garantir que apenas candidatos com histórico limpo possam disputar eleições.

Compartilhar a notícia

Veja também
OAB reage após detenção de advogado ligado a ex-assessor de Bolsonaro no STF
POLíTICA

OAB reage após detenção de advogado ligado a ex-assessor de Bolsonaro no STF

Sebastião Coelho, que defende Filipe Martins, foi impedido de acompanhar sessão no Supremo e detido por desacato

lula
POLíTICA

Lula condena invasão da Ucrânia após pressão internacional

A declaração foi uma resposta a críticas do governo norte-americano, que acusou Lula de repetir conteúdo de propaganda russa

Deputados recuam e pedem desculpas após votação da PEC da Blindagem
POLíTICA

Deputados recuam e pedem desculpas após votação da PEC da Blindagem

Parlamentares que apoiaram a proposta alegam pressão política e dizem ter cometido um 'erro gravíssimo'; movimentos convocam protestos em várias capitais do país

Lula fará sua nona indicação ao STF e terá quase metade da Corte sob sua escolha
POLíTICA

Lula fará sua nona indicação ao STF e terá quase metade da Corte sob sua escolha

Com a saída antecipada de Barroso, presidente volta a indicar nome para o Supremo e consolida presença expressiva no tribunal

para você
Cemig fará obras com desligamento de energia em Ipatinga; veja os locais afetados
GERAL

Cemig fará obras com desligamento de energia em Ipatinga; veja os locais afetados

Manutenção vai interromper energia no centro da cidade nesta quinta-feira, das 13h às 16h

GERAL

Trump envia representante à Venezuela e exige que Maduro aceite deportados

Enviado dos EUA pressiona governo venezuelano a aceitar criminosos repatriados e libertar cidadãos americanos presos pelo chavismo

Vasco reage após gol relâmpago e empata com Atlético-MG no Brasileirão
ESPORTES

Vasco reage após gol relâmpago e empata com Atlético-MG no Brasileirão

Gabriel Menino marca aos 38 segundos, Vegetti empata de pênalti e Everson evita virada com defesas decisivas

Câmara vota isenção de Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil
ECONOMIA

Câmara vota isenção de Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Projeto do governo Lula amplia faixa de isenção e cria imposto mínimo para altos rendimentos; votação ocorre nesta quarta-feira